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Projeto Ciência na Escola

Projeto Ciência na Escola

Apresentação

O projeto "Ciência na Escola" consiste na realização de uma feira de ciências com a participação de estudantes e professores de escolas públicas e privadas do ensino fundamental II, médio e técnico de Araraquara e região. Para o desenvolvimento desta feira, a Universidade de Araraquara - Uniara, em parceria com instituições públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas, conduzirá a organização e operacionalização do evento e fornecerá a assessoria técnico-científica necessária para o desenvolvimento dos projetos junto às escolas.

Objetivos da proposta:

Organizar uma feira de ciências, em parceria com instituições públicas e privadas de ensino fundamental e médio da cidade de Araraquara, que proporcione:

  • Socialização da ciência, tecnologia, inovação e a valorização da pesquisa e da metodologia científica entre estudantes e professores de instituições de ensino de Araraquara;
  • Ampliação das ações extensionistas da Uniara relacionadas às escolas de ensino fundamental, médio e técnico da cidade de Araraquara, considerando sua essência vocacional enquanto Instituição de Ensino Superior (IES);
  • Capacitação técnico-científica de professores e alunos de escolas públicas e privadas decorrente das atividades didático-pedagógicas programadas.

Data e local do evento:

A feira acontecerá no dia 18 de outubro de 2019, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR).

*Não haverá auxílio com transporte.

Projetos

Modalidades dos projetos científicos:

Os projetos científicos poderão ser desenvolvidos nas seguintes modalidades:

  1. Projetos de montagem: Ensino fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano)
    • Trabalhos demonstrativos de processos, tecnologias, estruturas, leis e princípios, utilizando maquetes, artefatos e modelos; comporta ainda a reprodução de experimentos e/ou atividades práticas;
  2. Projetos informativos: Ensino fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano)
    • Trabalhos de divulgação de conhecimentos científicos que visam a alertar, denunciar, informar, prevenir e sensibilizar em relação a temáticas de relevância para a sociedade;
  3. Projetos científicos: Ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série) e técnico
    • Trabalhos que caracterizam-se pela busca e soluções de problemas através de estudos quantitativos e/ou qualitativos com análise de dados, obedecendo a sequência do método científico (definição problema, hipóteses, experimentação/levantamento de dados, discussão e conclusão), gerando novas informações, conhecimento ou o desenvolvimento de novos produtos e/ou processos.

Áreas do conhecimento:

Os projetos científicos deverão ser enquadrados em uma das seguintes áreas do conhecimento:

  1. Ciências Exatas e da Terra (Química, Física, Matemática, Geografia, Estatística, Geologia, Informática, Meteorologia);
  2. Ciências Biológicas e da Saúde (Medicina, Biomedicina, Biologia, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Educação Física);
  3. Engenharias e Ciências Agrárias (todas as Engenharias, Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Recursos Florestais, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Recursos Pesqueiros);
  4. Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes (Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro, Turismo, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Demografia, Economia Doméstica, Museologia, Filosofia, Antropologia, História, Geografia, Arqueologia, Educação, Ciências Políticas, Teologia, Letras, Artes);
  5. Inovação e empreendedorismo (Tecnologia, Projetos Inovadores, Abertura de empresas juniores, Gestão).

Para mais informações sobre o enquadramento nas áreas do conhecimento, acesse o link:

http://fisio.icb.usp.br:4882/posgraduacao/bolsas/capesproex_bolsas/tabela_areas.html#grupo5

Constituição dos grupos para o desenvolvimento dos projetos:

Os projetos deverão ser desenvolvidos em grupos constituídos por pelo menos um (1) professor e no máximo cinco (5) alunos, com representação de membros de ambos os sexos em cada grupo. Tais determinações constituem normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Não haverá limitação de número de projetos por escola na etapa de manifestação de interesse. Após manifestação de interesse, considerando o número de projetos propostos, poderá haver uma seleção dos projetos para participação da feira. A seleção será realizada pela Comissão Científica.

Premiação

  1. Certificados de apresentação e/ou participação a todos os participantes;
  2. Bolsa de Iniciação Científica Jr. CNPq para escolas públicas. As bolsas de IC-Jr disponibilizadas pelo CNPq serão destinadas ao melhor projeto da modalidade "Projeto Científico" em cada uma das áreas do conhecimento desenvolvido em escola pública e selecionados pela Comissão Científica.

Cadastro de Interesse

Representante pedagógico, acesse o nosso formulário de manifestação de interesse e informe os dados da escola:

Formulário de manifestação de interesse

 

Informações:

Fale conosco pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br ou pelo telefone +55 16 3301-7348.

 

Realização e Apoio
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