202201241339

Eventos

O Campo de Atuação da Biomedicina

O Campo de Atuação da Biomedicina

O Campo de Atuação da Biomedicina

22 e 23 de setembro de 2021, a partir das 18h00

A atuação do profissional biomédico é ampla. Além dos diversos campos de atuação já conhecidos da Biomedicina, a exigência do mercado de trabalho tem contribuído para o aperfeiçoamento e o direcionamento de novas modalidades de atuação desse profissional. Atualmente, existem 31 áreas de habilitação em que o biomédico pode atuar.

A coordenação do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara promove o evento “O campo de atuação da Biomedicina”, que trará mais informações sobre as possibilidades de atuação do biomédico. O evento contará com palestras que acontecerão nos dias 22 e 23 de setembro de 2021.

Venha conhecer um pouco mais sobre essa profissão que não para de crescer!


Programação

22 de setembro de 2021, quarta-feira:

18h00 - Novas e Variadas Áreas de Atuação da Biomedicina

Maurício Gomes Meirelles é graduado em Biomedicina, possui mestrado em Patologia Humana pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, com título de especialista em Citopatologia, Patologia Clínica e Acupuntura. Atualmente, é professor da disciplina Anatomia Patológica e da disciplina Fisiopatologia do curso de Medicina Estácio Ribeirão e Biomedicina Estácio presencial e EAD. É vice-presidente da ABBM - Associação Brasileira de Biomedicina e Conselheiro do Conselho Federal de Biomedicina. Atua na docência médica desde 1996 e foi docente dos cursos de Medicina e Biomedicina do Centro Universitário Barão Mauá, do curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, do curso de Medicina de Barretos - Facisb, coordenador do módulo Biopatologia, e docente da Uniararas (Fundação Hermínio Ometto). Atuou como coordenador da Pós-Graduação em Análises Clínicas no Centro Universitário Barão de Mauá e do NAPED da Medicina Estácio Ribeirão. É membro da comissão do INEP para criação do documento orientador para capacitação de avaliadores de cursos superiores. Foi Sócio-fundador do Laboratório Meirelles de Análises clínicas de 1995 a 2015..

19h30 - Atuação do Biomédico no Diagnóstico por Imagem

Prof.ª Esp. Maria Júlia de Oliveira Santos possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2014), especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2015). Atuou como Analista de Medicina Nuclear (2016 - 2019), trabalhando com gama câmaras para cintilografias, PET-CT, manipulação de radiofármacos e radioisótopos, densitometria óssea e punção venosa. Atualmente, é mestranda em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo - USP, Professora Assistente I do Centro Universitário Barão de Mauá e Professora Assistente I da Universidade de Araraquara.

23 de setembro de 2021, quinta-feira:

19h00 - Biomédico Esteta: Qual a sua Atuação?

Prof.ª Ma. Juliana da Silva Oliveira Faccio possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Araraquara (2003) e mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade de São Paulo (2006). Especialista em Biomedicina Estética (2014). Atualmente, é professora assistente 1 da Universidade de Araraquara e coordenadora de módulo do curso de Medicina. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Microbiologia Geral e Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico sorológico, doenças autoimunes, inflamação, neutrófilo, alergias e toxoplasmose.

20h30 - De Aluno a Pesquisador: Os Caminhos a Serem Trilhados

Prof. Dr. André Pitondo da Silva possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (Biomedicina) (2000); especialização em Patologia Clínica - Citologia Esfoliativa (1999) pelo Centro Universitário Barão de Mauá; mestrado (2003) e doutorado (2007) em Ciências - Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP e três pós-doutorados (2008-2012, 2014-2015 e 2015-2018) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP). Desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de genética bacteriana, patogenicidade, resistência a antimicrobianos, diagnóstico e epidemiologia molecular de bactérias de interesse clínico, odontológico e ambiental. Tem experiência nas áreas de bacteriologia médica, oral e microbiologia ambiental. É revisor de periódicos nacionais e internacionais e de projetos de agências de fomento à pesquisa. Membro do corpo editorial das revistas Frontiers in Public Health e Frontiers in Medicine. É pesquisador colaborador do grupo de pesquisa do Dr. Johann D.D. Pitout, Department of Pathology and Laboratory Medicine University of Calgary, Canadá e de diversas outras instituições brasileiras, incluindo Universidade de São Paulo - USP, Universidade de Brasília - UnB, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e UNESP, campus de Jaboticabal. Atualmente, é docente e pesquisador da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), coordenando um Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador, financiado pela FAPESP. Coordenador do Laboratório de Bacteriologia e Biologia Molecular da UNAERP, orienta alunos de Mestrado e Doutorado da UNAERP, pelos programas de Pós-Graduação em Odontologia e Tecnologia Ambiental, do qual é membro efetivo da Comissão de Pós-Graduação (CPG). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e da Comissão de Ética no Uso de Animais da UNAERP. Membro da Comissão de Biossegurança dos cursos de Odontologia e Ciências Farmacêuticas. Membro da Comissão do plano de retomada de atividades presenciais no contexto da COVID-19 da UNAERP Campus Ribeirão Preto e Guarujá. E-mail: andre@pitondo.com.br

Comissão Técnica/ Acadêmica/ Científica/ Apoio:

  • Prof. Dr. Orivaldo Pereira Ramos;
  • Profa. Dra. Andrezza Furquim da Cruz.

*Programação sujeita a alterações

Atenção:

A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita até 23/09/2021 (quinta-feira).
Para obter o certificado, inscreva-se clicando no botão abaixo.

Inscreva-se

Os links de acesso às transmissões do evento serão divulgados após o término das inscrições.



Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /eventos/campo-atuacao-biomedicina/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI