202402231152

Eventos

19ª Semana da Psicologia

19ª Semana da Psicologia

19ª Semana da Psicologia

De 22 a 24 de setembro de 2021, via Youtube.

A Semana da Psicologia, que chega a sua 19ª edição, é um evento relevante à formação de nossos alunos e que tem tradicionalmente fortalecido o engajamento e protagonismo dos mesmos. A Semana é organizada com base nos temas de interesse que são levantados pelos estudantes e visam a responder suas inquietações e buscas de compreensão por assuntos que envolvem as pesquisas e práticas dos profissionais em psicologia.

Nesta edição da semana, temas relacionados à pandemia, ao luto, à sexualidade, aos atendimentos psicoterápicos de forma online destacam-se e serão refletidos por profissionais que os têm estudado e/ou com os quais se deparam em suas práticas cotidianas. A abertura da Semana também trará a campanha Setembro Amarelo e reflexões em torno da importância da Psicologia na prevenção do suicídio.

Com a semana, pretende-se articular os conteúdos ministrados de forma teórica e prática nas disciplinas e estágios curriculares do curso ao conteúdo trazido pelos convidados que refletem seus estudos e experiências profissionais.

A Semana é aberta também à comunidade e a estudantes do ensino médio que têm interesse pelos temas e pela Psicologia enquanto ciência e profissão, podendo se constituir como um importante instrumento para auxílio no momento de escolha profissional.

Confira a programação completa abaixo e inscreva-se para participar.


Programação

22 de setembro de 2021, quarta-feira:

08h30 - Live: Psicologia, Sociedade e Setembro Amarelo: Reflexões Necessárias.

Juliana Cristina Salgado Aere (CRP: 06/64504) é psicóloga clínica de orientação psicanalítica e psicóloga hospitalar. Atuação clínica desde 2001. Membro fundadora do GREPA - Grupo de Estudos Psicanalíticos de Araraquara. Membro-fundadora do projeto Cinema, Conversa e Psicanálise de Araraquara.

19h30 - Live: Superando os Desafios Gerados pela Ansiedade e Depressão nos Tempos Atuais.

Regina Berard (CRP: 06/3982) é psicóloga e psicoterapeuta. Possui pós-graduação em Análise Transacional pela Unat-Brasil/Fatep. Membro Didata em Formação da Unat Brasil. Master em Programação Neurolinguística. Participante do grupo de estudos em Inteligências Múltiplas.

23 de setembro de 2021, quinta-feira:

08h30 - Mesa Redonda: O Papel da Escola na Educação Sexual.

Andreza Marques de Castro Leão é mestre em Educação Especial pela UFSCar, doutora em Educação Escolar com Pós-doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP. Docente vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual e docente do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP.

Rita de Cássia Petrenas é graduada em Pedagogia pela PUCAMP, com mestrado em Educação Escolar e doutorado em Educação pela UNESP - Araraquara. Atua no UNICEP - Campus Porto Ferreira como Coordenadora no Curso de Pedagogia e é docente desde 2006. Tem experiência como coordenadora e professora no ensino fundamental. Realiza pesquisas relacionadas à formação docente, sexualidade, gênero, representações sociais e cotidiano escolar.

Fátima A. C. Gonini é graduada em Pedagogia e Serviço Social, tem mestrado em Educação Escolar e doutorado em Educação pela UNESP - Araraquara. Atua na FFCL-Ituverava como docente e coordenadora do curso de Pedagogia. Tem experiência como professora no Ensino Fundamental. Realiza pesquisas relacionadas à formação docente, violência, sexualidade, gênero e representações sociais.

19h30 - Live: Reflexões Sobre Sexualidade, Terceira Idade e a Pessoa Idosa.

Henrique Tamer (CRP: 06/159380) é psicólogo clínico graduado pela Universidade de Araraquara - Uniara. Possui formação em Sexologia Clínica pelo LabSex, São José do Rio Preto e pelo Espaço Saúde Sexual, com a Dra. Carmita Abdo (coordenadora do Prosex - Programa de Estudos em Sexualidade - USP). É Pós-graduando em Terapia Sexual pela UniSal.

24 de setembro de 2021, sexta-feira:

08h30 - Live: Perdas e Luto no Contexto Hospitalar com o Covid-19.

Gabriela de Oliveira Haleplian (CRP: 06/120066) é psicóloga especializada em Luto pelo Instituto Quatro Estações, é psicóloga no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e psicóloga clínica.

19h30 - Live: A Possibilidade de uma Clínica Online: Interrogações Fenomenológico-Existenciais.

Leandra Rossi (CRP: 06/65709) é formada em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto, com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Atuou como psicóloga hospitalar por 8 anos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Foi professora titular dos cursos de Psicologia da Uniara, UNIP-RP e Centro Universitário Barão de Mauá. Tem Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-existencial pelo IFEN-RJ e está cursando especialização em Psicologia Clínica pelo Instituto NUCAFE/Unyleya. Atua como psicóloga clínica há 15 anos em consultório particular, com ênfase em psicoterapia de adultos, terapia de casal e supervisão clínica para psicólogos.

Comissão Técnica/ Acadêmica/ Científica/ Apoio:

Docentes:

  • Simoni Haddad Penteado;
  • Juliene de Cássia Leiva;
  • Rita Martins Godoy Rocha Raddi;
  • Maria Rosa Rodrigues Rissi;
  • Fábio de Carvalho Mastroianni;
  • Viviane Queiroz.

Discente:

  • Karen Danielle Martins.

*Programação sujeita a alterações

Atenção:

A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita até 24/09/2021 (sexta-feira).
Para obter o certificado, inscreva-se clicando no botão abaixo.

Inscreva-se

Os links de acesso às transmissões do evento serão divulgados após o término das inscrições.



Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /eventos/19-semana-psico/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI