202110271341

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

/cursos/ead/pos-graduacao/trabalho-docente-no-ensino-e-aprendizagem-da-arte/ 73 422 EAD Pós-Graduação 3 Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Arte Pós-Graduação

Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Janeiro/2022

Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Arte

O Curso

O objetivo do curso Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Arte é ampliar e aprofundar conhecimentos teórico-metodológicos envolvidos em sua docência. Assim, almeja-se a formação de um profissional comprometido com os processos de ensino e aprendizagem, capaz de lidar com as diversas linguagens artísticas em diferentes níveis de atuação, utilizando os conhecimentos adquiridos durante o curso em suas práticas de aula.

O curso configura-se como espaço privilegiado de discussão dos aspectos específicos que envolvem a Arte no Ensino Fundamental e Ensino Médio, enfatizando uma reflexão acerca do trabalho docente, metodologias e práticas de sala de aula.

Busca-se, ao longo do curso, abordar os conhecimentos relacionados ao ensino da Arte na contemporaneidade, considerando caminhos a serem traçados pelos professores, a fim de que pautem suas atividades profissionais de forma humanística, com ética e responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento integral dos sujeitos.

Mercado de Trabalho

A especialização em Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Arte se propõe a oferecer oportunidade de crescimento aos profissionais que atuam em instituições educacionais, na medida em que utiliza como subsídios um conjunto de conhecimentos cuidadosamente organizados sobre o tema, bem como atividades que permitam reflexão e análise crítica, voltadas para a prática profissional.

Público-alvo: Graduados em Artes, Pedagogia ou em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de interessados na área.

Conteúdo Programático

 Módulo: Fundamentos da Organização e o Cotidiano Escolar (110h)

  • Unidade 1: Aspectos da Liderança no Processo de Gestão de Pessoas;
  • Unidade 2: Políticas Públicas e Educação no Brasil;
  • Unidade 3: Ética e Educação: a Interface Família e Escola para a Formação Moral;
  • Unidade 4: As Instituições Educacionais como Espaço de Trabalho.

Módulo: Trabalho Docente na Sala de Aula e seus Aspectos Constituintes (110h)

  • Unidade 1: Abordagens Teóricas dos Processos de Ensino e Aprendizagem;
  • Unidade 2: A Didática e o Currículo na Organização do Trabalho Docente;
  • Unidade 3: Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem;
  • Unidade 4: A Diversidade na Sala de Aula: o Papel do Professor na Educação Inclusiva;
  • Unidade 5: As Pesquisas sobre Trabalho Docente e suas Contribuições;
  • Unidade 6: A Importância da Formação Continuada do Educador no Contexto Atual.

Módulo: Caminhos para o Professor de Arte (110h)

  • Unidade 1: A Arte como Linguagem;
  • Unidade 2: Noções da Teoria da Criatividade;
  • Unidade 3: O Ensino de Arte na Contemporaneidade;
  • Unidade 4: A Importância da Arte para a Inclusão Escolar;
  • Unidade 5: O Ensino da Arte no Ensino Fundamental;
  • Unidade 6: O Ensino da Arte no Ensino Médio;
  • Unidade 7: Como Ensinar Arte na Escola? Os Desafios do Professor.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Unidade 1: Metodologia do Trabalho Científico;
  • Unidade 2: Projeto de Pesquisa;
  • Unidade 3: Prática do Ensino Superior.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC OPTATIVO* (160H)

*O TCC é opcional e terá custo adicional.

Importante: Por se tratarem de conteúdos independentes, os módulos podem ser oferecidos em uma ordem diferente da apresentada acima.

Coordenação

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Investimento

Investimento (opções)

  • 18 parcelas de R$ 235,97 (BOLETO)
  • 12 parcelas de R$ 283,17 (CARTÃO DE CRÉDITO)
  • 12 parcelas de R$ 336,26 (BOLETO)
  • 6 parcelas de R$ 637,13 (BOLETO)
  • 1 parcela de R$ 2973,25 (BOLETO OU CARTÃO)


WhatsAppLigue ou fale pelo whatsapp (16) 99721-2418 para ter mais informações sobre o curso e descontos.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação das empresas conveniadas.

Inscrição

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cursos/ead/pos-graduacao/trabalho-docente-no-ensino-e-aprendizagem-da-arte/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI