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Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

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Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

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Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

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Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

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Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

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UNIARA

/cursos/ead/pos-graduacao/trabalho-docente-e-relacoes-etnico-raciais-historia-e-cultura-africana-e-afro-brasileira/ 82 560 EAD Pós-Graduação 3 Trabalho Docente e Relações Étnico-raciais: História e Cultura Africana e Afro-brasileira Pós-Graduação

Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Abril/2020

Trabalho Docente e Relações Étnico-raciais: História e Cultura Africana e Afro-brasileira

O Curso

O curso aprofunda os conhecimentos teórico-metodológicos sobre a educação das relações étnico-raciais, ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, que atende aos dispositivos da lei n. 11.645/08, formando profissionais capazes de desenvolver uma prática pedagógica comprometida com os anseios da sociedade e da comunidade científica, rompendo, sobretudo, com práticas racistas, discriminatórias e preconceituosas no espaço escolar.

Promove-se uma reflexão sobre o pensamento social brasileiro, abordando as contribuições dos povos africanos escravizados no Brasil e seus descendentes, bem como os indígenas aqui dizimados pelo colonizador europeu. Elementos essenciais na compreensão da origem e da estruturação das desigualdades sociais, raciais e de gênero entre os grupos étnico-raciais no Brasil, contribuindo, assim para a superação dessas desigualdades presentes no ambiente escolar.
 

Mercado de Trabalho

A lei federal n. 11.645 de 10 de março de 2008, ao tornar obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, gera uma demanda por profissionais qualificados para lidar com a educação das relações étnico-raciais na escola, o que implica em um conjunto de conhecimentos específicos relacionados ao trabalho docente com a história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas.

Nesse sentido, o curso oferece oportunidades de especialização aos profissionais já graduados e que atuam, ou desejam atuar, em contextos educacionais, possibilitando a eles um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais exigente. O curso é, portanto, uma possibilidade de atualização, aperfeiçoamento e evolução na carreira na área da Educação.

Conteúdo Programático

Módulo: Fundamentos Da Organização e o Cotidiano Escolar (110h)

  • Unidade 1: Aspectos da Liderança no Processo de Gestão de Pessoas;
  • Unidade 2: Políticas Públicas e Educação no Brasil;
  • Unidade 3: Ética e Educação: a Interface Família e Escola para a Formação Moral;
  • Unidade 4: As Instituições Educacionais como Espaço de Trabalho.

Módulo: Trabalho Docente na sala de aula e seus aspectos constituintes (110h)

  • Unidade 1: Abordagens teóricas dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Unidade 2: A didática e o currículo na organização do trabalho docente;
  • Unidade 3: Planejamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Unidade 4: A diversidade na sala de aula: o papel do professor na educação inclusiva;
  • Unidade 5: As pesquisas sobre trabalho docente e suas contribuições;
  • Unidade 6: A importância da formação continuada do educador no contexto atual.

Módulo: Educação das Relações Étnico-raciais (110h)

  • Unidade 1: Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais;
  • Unidade 2: Pesquisas educacionais sobre as relações étnico-raciais na escola;
  • Unidade 3: Currículo escolar e questões africanas e indígenas;
  • Unidade 4: História africana, afro-brasileira e indígena na escola;
  • Unidade 5: Cultura, Música e Artes afro-brasileira e indígena na escola;
  • Unidade 6: Literatura africana, afro-brasileira e indígena na escola;
  • Unidade 7: Organização do Trabalho Pedagógico na educação das relações étnico-raciais.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Unidade 1: Metodologia do Trabalho Científico;
  • Unidade 2: Projeto de Pesquisa;
  • Unidade 3: Prática do Ensino Superior.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC OPTATIVO* (160H)

*O TCC é opcional e terá custo adicional.

Coordenação

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Investimento

Investimento (opções)

  • 24 parcelas de R$ 212,80 (BOLETO)
  • 22 parcelas de R$ 227,76 (BOLETO)
  • 20 parcelas de R$ 245,72 (BOLETO)
  • 18 parcelas de R$ 267,67 (BOLETO)
  • 12 parcelas de R$ 341,28 (CARTÃO DE CRÉDITO)
  • 6 parcelas de R$ 762,85 (BOLETO)
  • 1 parcela de R$ 3854,40 (BOLETO OU CARTÃO)


WhatsAppLigue ou fale pelo whatsapp (16) 99721-2418 para ter mais informações sobre o curso e descontos.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação das empresas conveniadas.

Inscrição

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

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