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Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
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Os estudos sobre os símbolos, sua significação e a forma como o ser humano representa o mundo, atribuindo-lhe significado, começa na Grécia antiga. Platão e Aristóteles exploraram as relações entre o mundo e os símbolos, que aqui chamaremos signos, e Santo Agostinho já discorria sobre a importância dos signos em sistemas convencionados de sentido. Tais teorias tiveram grande repercussão em toda a filosofia Ocidental.
O grande autor e teorista italiano Umberto Eco afirma, em seu livro Semiologia e Filosofia da Linguagem que as teorias semióticas estão presentes nos trabalhos da maioria, senão da totalidade, dos maiores pensadores. Como ciência formalmente estabelecida, a Semiótica tem suas origens nos trabalhos de Charles W. Morris e Bertrand Russell, e nos dias atuais constitui um campo vasto e profundo de conhecimentos capazes de analisar não apenas discursos textuais ou verbais, mas toda e qualquer forma de expressão cultural por meio de um robusto sistema de categorias e classificações estruturais.
O curso se propõe a trazer para o aluno um conjunto de sistemas teóricos capaz de auxiliá-lo tanto no processo de concepção de projetos de design como também no intrínseco processo de análise de peças culturais que poderão servir como substrato para novas criações.
Para o profissional do design, a construção de um significado inerente à forma e apresentação do produto é parte fundamental do processo criativo. Essa construção, porém, não se apresenta simples e descomplicada – muito pelo contrário.
Embrenhar-se nos caminhos do processo gerativo do sentido é trabalhar em um labirinto de condições e relações culturais que remonta a praticamente todo o processo civilizatório humano, uma vez que todo esse processo participa e é permeado pela semiotização que inevitavelmente fazemos do mundo. Ainda que grande parte dos cursos de design apresente uma introdução aos estudos da Semiótica e suas aplicações práticas no trabalho cotidiano, as próprias dimensões da ciência do design e do curso de Design de Moda tornam inviável um aprofundamento maior na área, lacuna que o presente curso vem preencher.
O conteúdo, de aspecto alternadamente teórico e prático, apresentará um panorama geral dos estudos da teoria da comunicação para, em seguida, adentrar a teoria semiótica e suas categorias. O profissional da área de design poderá, ao longo do curso, partir dos conceitos mais fundamentais e avançar pelos textos dos principais especialistas da área, obtendo, ao término dos quatro módulos, um conhecimento especializado sobre análise e construção simbólica de significados.
O curso se destina a profissionais de áreas do Design, como Design de Moda, Design Digital, e a todo graduado que trabalhe com criação de produtos, de maneira geral.
*O TCC é opcional e terá custo adicional.
Importante: Por se tratarem de conteúdos independentes os módulos podem ser oferecidos em uma ordem diferente da apresentada acima.
Possui graduação em Letras (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É mestre (2009) e doutora (2014) em Estudos Literários pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2017.
Ligue ou fale pelo whatsapp (16) 99721-2418 para ter mais informações sobre o curso e descontos.
Confira aqui a relação das empresas conveniadas.
Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
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