[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
É inegável o prestígio intelectual que acompanha muitos discursos que vemos na sociedade: muitas pessoas dizem gostar de Machado de Assis, ou apreciar música clássica, por exemplo, porque isso soa bem intelectualmente, traz uma imagem de cultura que as pessoas passam a veicular.
Há, na sociedade, um preconceito que circula em relação ao fato de que a literatura canônica é o único tipo de literatura que tem valor cultural, e, por consequência, a literatura de massa passa a ter um desprestígio, sendo relegada a algo que não tem importância no mundo da leitura.
No entanto, tal literatura cresce muito no mercado editorial brasileiro atual, atraindo um público cada vez maior, de todas as idades, uma vez que há obras publicadas sobre diversos conteúdos e adequadas a todas as faixas etárias. É necessário, portanto, reconhecer que tais obras devem ser avaliadas com um olhar mais atento.
Atualmente, incentivar um jovem a ler é extremamente difícil. São tantas as tecnologias, os bens de consumo, o mundo é tão dinâmico, que fazer um aluno ficar parado por horas, sozinho, quieto, lendo um livro, é uma missão bem complicada. Justamente por isso que discutimos que reprimir uma leitura que o aluno tenha escolhido não é o caminho certo que os professores devem seguir para incentivar o gosto por tal prática. É preciso deixá-los ler.
Pensando nisso, a Uniara oferece o curso “O trabalho com literatura de massa em sala de aula”, a fim de modificar este quadro preconceituoso de que a literatura de massa não tem valor literário que possa agregar conhecimento cultural aos seus leitores, principalmente no trabalho em sala de aula.
O curso de especialização em Trabalho com literatura de massa em sala de aula é voltado, sobretudo, ao professor de Língua Portuguesa dos Ensinos Fundamental II e Médio, e objetiva oferecer ao pós-graduado o embasamento teórico necessário para que ele renove seu conhecimento e melhore suas aulas.
O mercado editorial brasileiro atual está se modificando e expandindo por conta das obras de literatura de massa. Frente a isso, o profissional que trabalha com literatura em sala de aula deve estar apto a atuar com essa nova realidade.
Em um mercado competitivo, os professores de escolas privadas devem se atualizar constantemente para permanecerem atuando na docência. Já os professores de escolas públicas devem se atualizar a fim de evoluírem no plano de carreira proposto no ensino público. Nestes dois casos, o curso de especialização em Linguística e Língua Portuguesa visa a oferecer ao profissional das Letras a chance de se atualizar e melhorar sua carreira.
*O TCC é opcional e terá custo adicional.
Importante: Por se tratarem de conteúdos independentes os módulos podem ser oferecidos em uma ordem diferente da apresentada acima.
Possui graduação em Letras (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É mestre (2009) e doutora (2014) em Estudos Literários pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2017.
Ligue ou fale pelo whatsapp (16) 99721-2418 para ter mais informações sobre o curso e descontos.
Confira aqui a relação das empresas conveniadas.
Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
Deixe sua mensagem abaixo:
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI