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Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
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O curso de Pedagogia da Uniara forma profissionais capazes de responder aos desafios impostos pelo mundo moderno. Desenvolve competências profissionais, como metodologias pautadas na articulação teoria-prática, resolução de situações-problema e reflexões individual e compartilhada da atuação profissional, colocando o futuro professor em contato com a realidade em que irá atuar e com as questões concretas da profissão, desde o início do curso. Tem corpo docente formado por mestres e doutores, com experiência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar.
Dessa forma, o curso de graduação em Pedagogia poderá fornecer aos estudantes oportunidade de formação, competência e habilidade para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental e na educação infantil, na Gestão Escolar e em contextos não escolares, nos quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Dentre os benefícios propostos por este curso, na modalidade a distância, incluem-se: horário flexível, respeitando o prazo limite estabelecido para o término do curso; possibilidade de realização do curso no próprio município de origem; atendimento individualizado; material didático elaborado especialmente para o curso.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, a formação oferecida abrangerá integradamente a docência, a participação da gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, a elaboração, a execução, o acompanhamento de programas e atividades educativas (Parecer CNE/CP nº 5/2005, 13 dez. 2005, p. 6). Dessa maneira, o curso de pedagogia se define como um curso de Licenciatura para a formação de profissionais que atuem em diferentes áreas em que sejam previstos os conhecimentos pedagógicos, para a formação de professores que atuem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como na participação e no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares e não escolares.
O mercado de trabalho do pedagogo é bastante amplo, já que este profissional pode atuar em lugares variados em que haja ação educativa. As principais atividades do pedagogo se concentram nas escolas, na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como professores ou administradores ou coordenadores. Secretarias estaduais e municipais de Educação em todo o país vêm abrindo concursos para funções de direção, coordenação e orientação pedagógica e apoio escolar. Além dos ambientes escolares, outros espaços de atuação para o egresso do curso de Pedagogia são locais em que haja ações educativas, como ONGs, hospitais, grandes empresas e áreas de recreação, entre outros.
Alunos concluintes do Ensino Médio, profissionais da área da Educação, com formação no Ensino Médio, que desejam obter qualificação profissional no Ensino Superior.
Nossa matriz curricular está dividida em oito módulos semestrais e se encontra disposta da seguinte maneira:
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 420 |
Educação a Distância: Ambientação On-line | 20 |
Educação em Direitos Humanos | 60 |
Relações Étnico-raciais na Escola | 60 |
Filosofia da Educação | 60 |
História da Educação | 60 |
Didática: Investigação Pedagógica | 60 |
Práticas de Ensino: Formação do Professor | 100 |
Disciplinas | Carga Horária |
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Total | 440 |
Sociologia da Educação | 80 |
Psicologia da Educação: Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | 60 |
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação | 80 |
Didática: Ensino e Aprendizagem | 80 |
Linguagens: Artes | 80 |
Laboratório de Redação | 60 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 500 |
Educação Especial e Inclusão Social | 80 |
Psicologia da Educação: Desenvolvimento na Idade Adulta | 60 |
Escola e Currículos | 80 |
O Fazer do Professor: a Docência em Foco | 60 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 80 |
Avaliação | 80 |
Comunicação Oral e Trabalho Docente | 60 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 400 |
Ciências Humanas I | 60 |
Práticas de Ensino: o Cotidiano Escolar | 100 |
Linguagens: Alfabetização e Letramento | 80 |
Ciências Naturais I | 60 |
Estágio Supervisionado na Educação Infantil | 100 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 380 |
Práticas de Ensino: a Escola em Foco | 100 |
Ciências Humanas II | 60 |
Ciências Naturais II | 60 |
Linguagens: Corpo e Movimento | 80 |
Estágio Supervisionado I - Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 80 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 420 |
Linguagens: Matemática | 80 |
Língua Portuguesa: Teoria e Prática | 80 |
Educação de Jovens e Adultos | 80 |
Práticas de Ensino: a Sala de Aula como Espaço de Aprendizagem | 100 |
Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 80 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 360 |
Administração e Gestão Escolar | 80 |
Educação de Jovens e Adultos | 80 |
Pesquisa em Educação | 60 |
Estágio Supervisionado na Administração e Gestão Escolar | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 60 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 400 |
Libras | 80 |
Estágio Supervisionado em Contextos Não Escolares | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 60 |
Total | 200 |
Atividades Formativas Complementares | 200 |
Carga Horária Total do Curso | 3.320 h (4 anos) |
A Instituição reserva o direito de modificar a grade curricular, de acordo com a coordenação, a fim de acompanhar as tendências do mercado e a qualidade do curso.
Confira abaixo nossos polos de apoio às atividades pedagógicas:
Mônica Pereira
possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.
http://lattes.cnpq.br/9657694246508397
Adriana do Carmo Bellotti
possui graduação em Pedagogia (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação Escolar pela mesma Instituição. É especialista em Tradução/Interpretação de Libras e Português (2015) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/0405520985935681
Isabela Vicenzo Sgobbi Tulio
possui graduação em Pedagogia (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado em Educação Escolar (2013) e doutorado (2017) em Educação pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/5295458526304934
Juliene de Cássia Leiva
possui graduação em Psicologia (1995) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado em Educação Especial (1998) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, especialização em Formação de Professores para Cursos Semipresenciais e de Educação a Distância (2013) pela UNESP e doutorado em Educação Escolar (2017) pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/5729434450786512
Lenita Carmello de Almeida
possui graduação em Pedagogia (2009) pela Universidade de Araraquara - Uniara e mestrado em Educação Escolar (2013) pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no Ensino Superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/1161786142336760
Maria Betanea Platzer
possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1997), especialização em Linguística de Texto e Ensino (2000) e mestrado em Educação Escolar pela mesma Instituição (2001). É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/1517203251145236
Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone
possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC (1977), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/2328947036066334
Vanessa Colombo Corbi
possui graduação em Ciências Biológicas (1998) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ecologia e Recursos Naturais e pós-doutorado (2010) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/3874684427562129
Viviane Queiroz
possui graduação em Psicologia (1993) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização em Gestão da Qualidade Total pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação - INPG, em Gestão de Qualidade e Reengenharia nas Empresas (1997) e em Administração de Recursos Humanos (1999) pela Universidade de Araraquara - Uniara. É mestre em Engenharia de Produção (2014) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2008.
http://lattes.cnpq.br/1502290594532319
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Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
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O material do nosso curso de ensino a distância se encontra 100% on-line e os encontros presenciais acontecem apenas uma vez a cada seis meses. No nosso ambiente virtual, temos tutores à disposição para orientar e tirar dúvidas dos alunos. Ainda assim, contamos com um Campus de Apoio presencial que possui uma estrutura completa, com biblioteca, laboratório de informática e atendimento aos alunos (de segunda a sábado).
O curso de graduação a distância ocorre dentro de uma moderna plataforma digital, possibilitando que você estude em seu tempo livre e no local onde estiver. O quadro a seguir ilustra a progressão de uma unidade de estudo semanal:
Uma das funções do processo de EAD é possibilitar a aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentando diferentes meios de comunicação e informação. Trata-se de uma metodologia de ensino que está cada vez mais acessível e tem a finalidade de atender à demanda educacional, aumentando o potencial didático-pedagógico dos alunos com horários flexíveis para aprendizagem (e-learning).
O processo educacional da Uniara em EAD é realizado por meio do uso de tecnologia para gerenciamento de cursos, programas que possuem características específicas para a organização e gerenciamento dos conteúdos e atividades avaliativas. Você terá acesso fácil e rápido aos materiais de estudos disponíveis.
O ambiente virtual de aprendizagem - AVA - foi desenvolvido utilizando o Moodle que (criado, aperfeiçoado e utilizado por educadores do mundo todo) é uma das mais adequadas plataformas para se proceder a educação a distância.
Você escolhe a melhor hora do dia para realizar seus estudos, pois o conteúdo está disponível 24 horas por dia. Existe a possibilidade de baixar determinados conteúdos a qualquer momento. Assim, cada um faz o seu próprio horário, mas não pode deixar de observar a data de entrega das atividades avaliativas.
Estudar a distância permite que você decida onde e quando deseja estudar, mas é fundamental que você mantenha uma agenda de compromissos bem organizada para conseguir estudar e cumprir com todos os aspectos relacionados às tarefas e atividades complementares.
Nos cursos a distância da Uniara os materiais de estudos e as atividades são disponibilizados pela internet. Com a utilização de material didático elaborado especialmente para as suas necessidades, você desenvolverá a capacidade de adquirir e construir o conhecimento.
O material disponível para estudo semanal será acessível no ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente, o aluno terá acesso aos materiais de estudo, às atividades propostas e aos recursos de interação como, por exemplo, o fórum. O material fica disponível por um período de tempo e posteriormente será retirado da plataforma - por isso há necessidade de organização do tempo. Nesse material, você encontrará textos em arquivos para imprimir e ler sem estar conectado, porém, quando houver, recomenda-se assistir a vídeos curtos e explicativos que complementam o texto.
Para fazer cursos a distância, você necessita ter acesso a internet banda larga. Sugerimos que o computador tenha, no mínimo, a seguinte configuração: processador 1.0 Ghz, 512 MB de memória RAM, navegador de internet atualizado (recomenda-se o IE 6.0, Firefox 3.5 ou superiores), editor de texto e planilha, plugin do flash e leitor de documentos em PDF e email pessoal.
O estágio curricular supervisionado do curso de pedagogia da Uniara visa a promover ao aluno o conhecimento prático sobre sua área de atuação. As disciplinas de Estágio Supervisionado, propostas pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Uniara, se apropriam de dimensões capazes de instrumentar formadores e formandos para o confronto de paradigmas, para a reflexão de ação.
O estágio curricular, mais do que uma experiência prática vivida pelo aluno é uma oportunidade para o educando refletir sobre os saberes trabalhados durante o curso de graduação e os saberes docentes executados na prática.
Nesse sentido, e estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Uniara tem por objetivo integrar a aprendizagem acadêmica e a dinâmica das instituições escolares de ensino. Ao participar de uma organização escolar em situações cotidianas, o futuro professor terá possibilidade de avaliar planos ou programas, testar ou aplicar modelos e instrumentos, construindo e/ou ampliando seus conhecimentos teórico-práticos. Assim entendido, o estágio aponta a situação ideal para a formação do professor, possibilitando-lhe conhecer e interagir com a diversidade do campo de trabalho.
É reconhecido, ainda na disciplina, um espaço interativo de revisão do fazer pedagógico específico, de trabalho interdisciplinar e de enriquecimento profissional, somando-se a esta formação a consciência política e social necessária à compreensão e inclusão das novas demandas.
A carga horária de estágio é de 400 horas totais sendo distribuídas das seguintes maneiras:
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