[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Araraquara (SP) conta com uma central para aplicação de penas alternativas,como trabalho comunitário, por exemplo.Criada há dois anos, funciona junto à Vara da infância e Juventude, no Fórum da cidade
Segundo o Juiz Silvio Moura Sales, da Vara da Infância e Juventude, essas penas alternativas funcionavam há muitos anos. "Não havia fiscalização, no entanto uma portaria expedida, por mim, passou ao Fórum a responsabilidade pela aplicação dessas penas, fazendo com que este trabalho comunitário se intensificasse", informa.
O juiz conta que o tipo de pena a ser aplicada é de acordo com a aptidão ou profissão do réu que pode trabalhar nos mais diversos lugares, sejam repartições públicas ou privadas, desde que haja a necessidade de ajudas voluntárias.
Sales alerta para o fato de que essas penas alternativas servem para reeducar os infratores e diminuir o número de incidências, quebrando o hábito dos criminosos pagarem cestas básicas para compensarem suas infrações, o que não é uma idéia preventiva.
"Os tipos de penas que se enquadram nesse programa são as penas menores de dois anos, com casos como furtos, ameaças entre outros. Hoje, graças a esse programa as penas curtas são substituídas por prestação de serviços à comunidade", afirma.
A coordenadora, Vilmara Santos, que acompanha o cumprimento dessas penas, através de uma estrutura específica, mantendo contato com as entidades, informa que o número de reincidência diminuiu 40 % do ano passado para este e a possibilidade de reeducação dos réus tornou-se maior.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI