[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto "Sonhando Alto" ajuda crianças em Araraquara

Por: GESIELE ABREU DE LIMA

12/11/2016

O projeto Sonhando Alto foi fundado no ano de 2008, pela Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA), e tem como objetivo o desenvolvimento do esporte educacional, através da modalidade basquetebol, para alunos da rede pública e privada de ensino de Araraquara (SP), com a formação de sete centros de prática esportiva em ambiente escolar e público.

Atende, de forma complementar, o maior número de crianças e adolescentes carentes e especiais (crianças com deficiência), dentro do limite estabelecido pelo projeto, e também objetiva proporcionar uma iniciação esportiva sadia, desenvolver a socialização, o espírito de equipe, cooperação, abordando temas como a obesidade infantil, o combate às drogas e vícios sociais, a reeducação alimentar, questões de melhor nutrição, discussão em temas relacionados à saúde e ao bem estar, bem como abrangendo a inclusão social, sustentabilidade e desenvolvimento rural.

A cada dia, o projeto tem um aumento, na procura de alunos, para a prática do basquetebol no município. Além dos treinamentos realizados e planejados pelos gestores e professores, os alunos tem à sua disposição uma estrutura muito importante psicológica e nutricional, com os melhores profissionais da área e sempre recebem palestrantes de diversos setores como, por exemplo, uma palestra com o psicólogo Mauricio Sgobi, que dialogou com os alunos principalmente sobre a ansiedade no dia a dia das pessoas, e como saber tratar com essa situação.

Ainda dentro dos treinamentos realizados nos pólos do Sonhando Alto, os alunos recebem um kit-lanche durante as atividades realizadas, para um incentivo ainda maior para a prática do esporte, já que muitos vêm de famílias humildes.

O aluno do projeto Guilherme Evaroste,14, por exemplo, afirma que sua experiência no projeto está sendo muito boa, pois nunca tinha jogado basquete em sua vida e, além de jogar um esporte que gosta, está conhecendo novas pessoas e fazendo muitos amigos. Ele afirma que tem progredido física e psicologicamente por conta da prática do esporte e dos amigos que tem feito ao participar do projeto. “Aqui eu me divirto com meus amigos e ainda ganho lanche”, ressalta o adolescente.

A dona de casa Marta Evaroste, mãe de Guilherme, relata que esse projeto é muito positivo, pois o filho está mais calmo e mais atencioso, e como o projeto não aborda somente o esporte, mas também outras áreas, como o lado psicológico, ele demonstra menos ansiedade e se tornou mais ativo. “Até está comendo melhor”, revela. Ela  diz que, dessa forma, seu filho se tornou uma pessoa mais alegre e saudável.

De acordo com o organizador do projeto  José Henrique Mazon, o Sonhando Alto ganhou muita força e está crescendo de forma que ele não esperava. Ele explica que o projeto atualmente está em fase final, na sua segunda edição e que a evolução dos alunos vem sendo muito boa. Não só em suas atividades diárias, mas também dentro da sala de aula, em notas, comportamento, e na convivência diária com seus familiares. De acodo com ele, graças ao apoio dos patrocinadores que acreditam no projeto, várias crianças  estão sendo conduzidas a pratica do esporte.

Para quem tiver o interesse de participar ou colaborar com o projeto Sonhando Alto, o telefone para contato é (16) 3472-5505, e  também pode-se entrar em contato pelo e-mail: projetosonhandoalto@basqueteararaquara.com, mas o melhor contato que se pode ter é indo ver o projeto de perto e assistir a alegria das crianças participantes.

Publicada em 16/11/2016 às 19h05.

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/