Ageuniara

Embrapa Pecuária Sudeste realiza projeto"Saúde Brasil"

Por: PATRICIA FERNANDA MAGALHÃES

18/09/2003

A unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de São Carlos (SP), Embrapa Pecuária Sudeste, realiza do dia 13 a 17 de outubro, o "Projeto Saúde Brasil - Evento Carne" para os alunos do ensino fundamental das redes pública e privada.

O projeto tem por objetivo levar à famílias, através das crianças, estímulos de aquisição de hábitos alimentares saudáveis, reaproximação e o fortalecimento entre o ambiente urbano e rural, além da valorização das cadeias produtivas envolvidas no projeto.

O "Saúde Brasil" conta com a parceria da Companhia Zootécnica Agrária Tortuga e visa um trabalho social, didático e participativo com as crianças.

Criado em 1997, o projeto é pioneiro no Brasil e surgiu devido à necessidade da Embrapa mostrar e justificar à sociedade, como são realizados seus trabalhos de pesquisa e os seus resultados.Na Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos os produtos de pesquisa intensiva são o leite e a carne.

"As crianças tem participação efetiva no projeto porque acreditamos que elas conseguem transmitir a mensagem de forma satisfatória às suas famílias", explica o coordenador e criador do projeto, Carlos Roberto Paíno.

Segundo ele, nos quatro anos anteriores, a Embrapa voltou seu projeto somente para o Evento Leite. Entretanto, este ano há uma novidade: o "Evento Carne".

"O Saúde Brasil é dividido em algumas etapas: a primeira é o cadastramento das escolas no projeto; a segunda são os trabalhos realizados com alunos, em sala de aula, para mostrar as etapas do projeto; a terceira é a realização do Dia de Campo Infantil, que acontece quando da realização do evento", explica Paíno.

As crianças recebem todo material do projeto e participam da primeira atividade que é uma peça teatral para enfocar o produto.

Em seguida são divididas em grupos para conhecer as estações de aprendizado, onde são mostrados cada fase de produção e por último a degustação do produto.

"Uma quarta etapa é a realização do concurso de redação ou desenho sobre o tema o que viram e aprenderam com o Projeto Saúde Brasil. Uma comissão escolherá os vinte melhores trabalhos para serem premiados", informa Paíno.

A Embrapa Pecuária Sudeste entra com o local e com os técnicos que orientam a visita, pois o restante é patrocinado pelas empresas privadas que colaboram com recursos financeiros ou com produtos.

De acordo com o jornalista Jorge Reti, assessor de imprensa da Embrapa Pecuária Sudeste, o projeto recebeu em 1998 o prêmio ouro da Associação Brasileira de Marketing Rural e em 1999 o diploma "Empresa Amiga da Criança" da fundação Abrinq.

Reti salienta que o projeto não visa apenas ensinar as qualidades nutritivas do produto, mas também mostrar a realidade rural ao público urbano.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/