[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Em Araraquara, garotos de 9 a 18 anos tem a oportunidade de se tornarem futuros goleiros. Pequenos atletas, grandes sonhos. Graças ao projeto “Guerreiros Voadores”, garotos de 9 a 18 anos tem uma chance de se tornarem atletas profissionais. O que a princípio não passava de admiração de torcedor pelo ídolo, com o tempo se tornou um projeto importante e desafiador.
“Tudo começou quando um torcedor chamado Marcelinho pediu a minha luva após o jogo. Na partida seguinte presenteei o menino com as luvas. Nos encontramos novamente na passeata do título da Copa Libertadores, em 2015. Ele me abordou, pediu uma foto e disse que tinha o sonho de ser goleiro. Foi a partir daí que resolvi ajudar e comecei a treiná-lo. Em seguida, outro garoto pediu a minha ajuda e hoje o projeto já conta com 14 atletas”, explica a goleira da Ferroviária, Bruna de Almeida.
O projeto voltado para goleiros foi uma iniciativa de Bruna e hoje recebe apoio e incentivo da Prefeitura, integrando o projeto “Mais Esportes”. A atleta da Ferroviária, que coleciona títulos importantes com a camisa grená (como a Copa Libertadores e a Copa do Brasil), passa todos os fundamentos táticos e técnicos da posição. Com vasta experiência profissional e passagem por times tradicionais do futebol paulista, como o Rio Branco e o XV de Piracicaba, a atleta de 25 anos que foi formada na Escola de Goleiros de Americana - a primeira do Brasil - não esconde o orgulho pelos seus pupilos. “Tudo que eu aprendi na escola de goleiros eu tento passar para eles hoje. É a realização de um sonho meu. São crianças que acreditam em mim e eles são tudo para mim hoje”, afirma.
Além da prefeitura a Associação Ferroviária de Esportes também participa do projeto fornecendo todo o material esportivo para o desenvolvimento das atividades, Bruna ministra gratuitamente os treinos todas as segundas, quartas e sextas-feiras em frente a Arena da Fonte. Com o aumento da turma e da procura pelo projeto, a atleta espera formar grandes goleiros e, acima de tudo, "grandes homens". “Meu maior objetivo é fazer com que eles possam buscar seus sonhos e realizações. Eu passei por muitas dificuldades no início da carreira e gostaria de passar isso para eles. Fazer com que nunca desistam dos seus sonhos”.
O lado social
Além do aspecto esportivo, o projeto visa também o papel social e educacional na vida das crianças e dos adolescentes. Os futuros goleiros Vitor e Daniel citam a importância do projeto e a mudança positiva na rotina dos garotos. “Chegava da escola e ia para rua, ficava até de noite. Hoje não saio mais para rua, estudo, faço minhas tarefas. Ser goleiro para mim é tudo”, diz Vitor, 13 anos. “A gente tem uma ocupação a mais, tem menos tempo para fazer coisas erradas e mais tempo apra aprender coisas novas”, completa Daniel, 18 anos.
(Publicado em 15/4/2016 - 18h47)
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI