202101212347

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

MPB sobrevive à era digital

Por: CLAUDIO ANTONIO CHELLI SILVA

06/04/2016

Atualmente, as tendências musicais são completamente diferentes, mas ainda existe um número significativo de pessoas que gostam de ouvir Música Popular Brasileira (MPB). Segundo o músico Joaquim Meira Neto, de Ibitinga (SP), a MPB atualmente está sendo "camuflada" pela música com tendências comerciais e a mídia não dá espaço para ela. Ele acrescenta que a MPB ainda está resistindo por ter ótimos músicos  e para quem gosta do gênero, recomenda-se que procure em mídias específicas como, por exemplo: Youtube ou rádios específicas deste gênero musical.

Segundo o sociólogo e professor do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), Luis Henrique Rosim, o motivo da baixa tendência de procura dos jovens em escutar o gênero musical MPB se leva pelo fato de que o jovem atualmente vive influenciado pelo modismo, ou seja, influenciado pelo gênero musical internacional e nos gêneros nacionais como: Sertanejo Universitário, Pagode, Funk, entre outros que toca nos principais meios de comunicação, e nisso acaba deixando o MPB de lado. Ele ainda afirma que esses gêneros musicais atuais possuem em suas letras um apelo mais erótico e sensualizado que acaba atraindo ainda mais os jovens. " O gosto do jovem é experimentado sem uma grande variedade musical e acaba gostando daquilo que ouve dentro do seu alcance", afirma. Rosim finaliza dizendo que nos dias atuais, a procura dos jovens pela MPB é ainda muito baixa.

O estudante Moacir Donizeti Pedroso Júnior, de Ibitinga, diz que escuta MPB desde criança e acrescenta que a MPB é praticamente a identidade do Brasil, pois abrange uma quantidade enorme de cultura brasileira em suas letras.

Outro estudante da cidade, Luís Felipe Santos, afirma que a MPB é como: “o ouro que o povo não consegue minerar”, ou seja, a sociedade atual não dá o devido valor para esse estilo musical de maneira que fica descriminada como um gênero “monótono e sem graça”.

MPB

A MPB, ou Música Popular Brasileira, segundo a página do Wikipédia (www.wikipedia.org), é um gênero musical que surgiu por volta dos anos 60 como a segunda fase da Bossa Nova, juntamente com seus principais representantes como Elis Regina, Chico Buarque e Gilberto Gil. Esse gênero faz uma fusão de dois movimentos musicais: A Bossa Nova e o engajamento folclórico da cultura brasileira e, com o Golpe Militar de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar. 

Fonte: site www.wikipedia.org

Publicada em 13/04/2016 às 20h29.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI