[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Oficina de mini livros pop-up é destaque em Araraquara

Por: TAINARA MONIQUE FONTANA

06/04/2016

Os livros pop-up são aqueles modelos mais dinâmicos na leitura, onde as imagens parecem saltar das páginas quando o livro é aberto. Eles são interativos e devem ser abertos com cuidado para sua dobradura não deformar. Contudo, o leitor participa da história com desenhos tridimensionais.

Nos dias 29, 30 e 31 de março foi realizado uma Oficina de mini livros pop-up, no Sesc Araraquara (SP), e quem tivesse o interesse, poderia participar para aprender gratuitamente.

A ideia de oferecer a Oficina durante esses dias foi de André Luiz Rosário, que é arte educador do espaço tecnologia e artes do Sesc. Para Rosário, não existe um lugar certo para fazer ou idade certa. “A ideia é tornar esse espaço livre, para que as pessoas vejam que é possível fazer essa arte com pouco recurso tanto aqui na Oficina, quanto em casa, para qualquer pessoa, o importante é soltar a criatividade”, afirma.

Por mais que, atualmente, a tecnologia esteja avançada, para Rosário, o livro físico, em geral, especificamente o pop-up, não ficará em segundo plano: “Sou defensor do palpável, do físico, papel. O virtual tem o que você quiser, claro, mas nesse livro tem todo um encanto, pela forma, cheiro, bom design e por ser atraente o pop-up à história. E também por estar em alta essas adaptações dos desenhos de quadrinhos irem para o cinema, o pop-up não tem como sair de moda, público sempre vai ter, seja tema de história para bebê, criança, jovem e, assim por diante”, completa.  

Desenhos tridimensionais

Com os desenhos tridimensionais no livro, a história em si pode não chamar a atenção esperada. O designer, Eder dos Santos, que participou da Oficina, percebe que isso pode ocorrer. “Acho bacana quando o artista, tanto o escritor como o ilustrador pop-up, consegue casar isso bem, uma coisa equilibra a outra”. E ele não dispensa paixão por essa arte. “Compro livros assim, gosto dessa possibilidade do pop-up de criar um mundo dentro de um livro, por chamar atenção pelo visual e ser dinâmico nos desenhos em 3D”, finaliza.

Publicada e 06/04/2016 ás 20h54.

 

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/