Ageuniara

Aumenta o índice de reprovação no exame da OAB

Por: WALDIRENE LUIZA BIERNATH

09/09/2003

O índice de reprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), necessário para que os bacharéis em Direito possam exercer a profissão legalmente, tem aumentado nos últimos anos.

A média de reprovação atualmente é de 81%, enquanto que, há alguns anos, a média era de 30% no Estado de São Paulo.

A informação é da coordenadoria regional dos exames da OAB que declarou à imprensa, que o excesso de universidades e a má qualidade de ensino contribuem para o alto índice de reprovações.

No Estado de São Paulo, o número de cursos de Direito passou de 62 em 1998 para 108 em 2001.

Segundo o professor Dr. Fernando Passos, coordenador do curso de Direito da Uniara, o exame da OAB não avalia corretamente os candidatos. "Além de ter ficado muito mais rígido nos últimos anos, o exame não condiz com o dia-a-dia dos advogados", afirma.

Para Passos, a primeira etapa da prova tem 100 questões de múltipla escolha sem consulta, "no entanto, no seu dia-a-dia, o advogado não tem que ter gravado na mente todas as leis. para isso ele pode consultar os livros de códigos penais",observa.

Com o crescente número de reprovação no exame da OAB, tem havido uma maior procura para os cursos preparatórios para o exame.

Vivian Sanches, aluna do quinto ano de Direito, comenta que os cursos preparatórios são uma boa opção para os futuros advogados.

"Embora muitos alunos sejam contra o exame, acho uma boa oportunidade para avaliar o meu potencial". Antes de prestar o exame ela e mais três colegas decidiram que fariam um curso preparatório para não fazer feio no exame.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/