Ageuniara

Sapatos podem ser vilões para os pés

Por: TERESA APARECIDA DE SOUZA GENARO

30/06/2003

Os maiores vilões que os pés das mulheres podem ter no inverno são os sapatos de bico fino e de salto alto que junto a predisposição genética, propiciam o aparecimento de deformações nas laterais dos pés, é a conhecida joanete.

“Quando o problema se agrava , ela só pode ser retirada com tratamento ou em última instância com intervenção cirúrgica” afirma a ortopedista carioca Verônica Viana, em entrevista concedida a revista Isto É, em abril deste ano.

A micose causada pelo calor do sapato fechado e por fungos que proliferam com a umidade dos pés podem se tratados com o talco antiséptico e evitar o uso do mesmo calçado durante muito tempo.

As unhas encravadas ( inflamação no canto da unha ) caudas pelo uso de sapatos apertados também contribui para a deformação e males dos pés.

Um novo tratamento vem sendo usado para evitar as inflamações chamado fibra de memória molecular.

Diferente do antigo tratamento,conhecido como órtese “a fibra tem menor custo e a melhora do paciente é mais rápida e garantida”afirma a podóloga Márcia Pedroso.

Ela afirma que é na velhice que os casos de doença nos pés se complicam , pois costuma aprecer na juventude, mas as pessoas nem se preocupam em visitar um profissional por preconceito o por acharem que podem resolver o caso sozinhas .

Meias sintéticas , botas de cano alto e o uso continuo do mesmo sapato associado a disposição genética , também contribuem para a deformação e doença nos pés.

Para que não seja necessária uma intervenção cirúrgica o melhor é cuidar da saúde dos pés usando sapatos mais confortáveis e de salto de no máximo 3 centímetros.

"Uma boa higiene nos pés, como por exemplo, o lavar entre os dedos e secá-los bem , andar descalso de vez em quando também faz bem para a circulação dos pés",diz a podóloga.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/