Ageuniara

UFSCar forma primeira turma de curso pioneiro em comportamento autista do país

Por: CARLOS DE MELO RODRIGUES

04/03/2016

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) formou, no último dia 23 de janeiro, a primeira turma do curso “Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo”. Ao todo, 73 alunos, que vieram de vários lugares do país, receberam o diploma. O curso é uma pós-graduação para especialistas das áreas de saúde e pessoas que desejam aprender mais sobre o assunto, como familiares.

O  professor Celso Goyos,coordenador e responsável pela pós-graduação, diz que há mais de 35 anos a instituição realiza pesquisas nas áreas de Análise do Comportamento, produzidas pelo Laboratório de Aprendizagem Humana Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI), do departamento de psicologia da UFSCar.

A forte incidência dos casos de autismo foi o fator que motivou a criação do curso, assim como a falta de informação e profissionais capacitados para tratar dos portadores. "O sistema de atendimento a esta população, tanto nas áreas de saúde, como em educação, está carente de profissionais devidamente capacitados para aplicar o tratamento". Celso diz ainda que o problema atinge uma em cada 68 pessoas no mundo.                                                        

Casos

O curso além de servir como especialização para profissionais, também pretende dar apoio a familiares que sofrem com o problema. Como é o caso de Viviam Silva, gerente de projetos e ex-aluna do curso. Mãe do pequeno Victor, de 7 anos, Viviam diz que a aceitação do problema do filho nunca foi uma dificuldade e antes de conhecer a especialização, procurava se informar com terapeutas.                

Viviam destaca que a pós-graduação a ajudou a melhorar a relação com o filho. “O curso me ajudou a entender a melhor forma de ensinar meu filho, a lidar com os comportamentos dele e como modificar comportamentos inadequados quando necessário”.

Com aulas praticas e teóricas, Viviam, diz que o curso a ajudou em um fator que na maioria das vezes é sempre o mais difícil em crianças com autismo, o comportamento. “As manias comportamentais puderam ser melhor controladas com a analise do comportamento”, e completa dizendo que o curso facilitou o entendimento de como os autistas pensam, facilitando assim acesso ao mundo deles.

O que é o Autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento neurológico, altamente hereditário. O Transtorno de Espectro Autista (TEA), como é classificado, pode englobar diferentes síndromes e também é chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais sintomas surgem nos três primeiros anos de vida de uma criança. Os sinais são problemas graves de relacionamento social, incapacidade de contato visual e comportamento repetitivo e restrito.

Como se inscrever

O curso, na modalidade pós-graduação "Lato sensu", é presencial aos sábados, com aulas praticas e teóricas em sala, criando uma socialização e compartilhando conhecimento com demais alunos. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março através do e-mail autismoufscar@gmail.com. Para mais informações acesse o site www.lahmiei.ufscar.br.

(Publicada em 4/3/2016, às 18h09 - Atualizada em 5/3/2016 às 14h25 )

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/