Ageuniara

Projeto cultural cinematográfico de Araraquara exibe filme indicado ao Oscar

Por: TALISSA FÁVERO GOUVÊA

25/02/2016

O projeto cinematográfico Sessão Zoom de Araraquara exibe neste sábado, 27 de fevereiro, o filme "O menino e o Mundo", indicado ao Oscar 2016 como melhor animação e vencedor do Grande Prêmio Brasileiro de Cinema. O filme será exibido na Praça das Bandeiras, a partir das 19h30.

Dirigido por Alê Abreu, o documentário animado conta a história de um menino que mora com os pais em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Uma inusitada animação que retrata as questões do mundo moderno por meio do olhar de uma criança. 

O projeto Sessão Zoom busca a formação cultural do público, exibindo filmes de diversas nacionalidades fora do circuito comercial. Vale dizer que tudo teve início em 1961 com o nome Zoom Cine Clube, exibindo filmes na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara onde atualmente é a Casa da Cultura. A partir da década de 70, o projeto muda de nome e abrange o público para além da faculdade.

Atualmente, a Sessão Zoom é organizada por um grupo de pessoas interessadas pela cultura cinematográfica. Com exibições semanais, o projeto apresenta filmes no Cine Lupo, sessões mensais ao ar livre na Praça das Bandeiras e também mensalmente no Sesc Araraquara. As exibições têm baixo custo e, na maioria dos casos, a entrada é gratuita.

Segundo Flávio Carvalho, curador há um ano do projeto, “a Zoom propõe a exibição de filmes que estimulem a reflexão sobre temas de áreas relevantes para a sociedade como história, cultura, educação e arte. Desta forma, o projeto tem o intuito de ampliar a visão de mundo e proporcionar ao espectador uma maior compreensão da vida e do cinema enquanto arte”.

(Publicada em 26/2/2016 - 19h11)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/