Ageuniara

Campanha Novembro azul realiza atividades nas unidades de saúde de Araraquara

Por: JAYNE PAVÃO COLEDAM

18/11/2015

Em prol do combate ao câncer de próstata, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araraquara (SP) realizarão atividades, durante todo o mês, em comemoração ao “Novembro Azul”. A campanha pretende conscientizar o público masculino para cuidados com a saúde.

O movimento que surgiu na Austrália no ano de 2003 e se espalhou pelos países do mundo, tem como objetivo quebrar o preconceito masculino contra o exame de toque, incentivando assim, o diagnóstico precoce da doença.

Segundo o Médico urologista Fernando Valente Leonardi, o teste de toque é o maior aliado ao combate da doença, sendo que 95% dos casos de pacientes que são constatados com tumores na próstata em sua fase inicial, obtém êxito na cura, isso é possível através da intervenção cirurgica.

“É importante que o homem deixe esse preconceito de lado e cuide da sua saúde. O câncer de próstata tem cura e quanto mais rápido for descoberto, maiores as chances de eficácia no tratamento. Morrer câncer de próstata hoje em dia é dar bobeira”, brinca.

Ainda, segundo Leonardi, a campanha e suas atividades são eficazes e geram um aumento na procura pelo exame. “O ano todo é falado sobre o câncer de próstata e a necessidade de fazer o exame de toque, mas especialmente no mês de novembro a procura aumenta e isto graças a grande divulgação das campanhas”, afirma.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens e, por ano, no Brasil, são registrados mais de 60 mil casos da doença. Deste número, um caso de morte é registrado em um período de 24 minutos e lamentavelmente uma morte a cada 45 minutos.

Em Araraquara, a Secretaria de Saúde preparou uma série de ações nas unidades de Saúde de Família (USF) para os homens, que inclui consultas, exames, orientação e demais atividades. Em alguns casos, os eventos serão realizados aos sábados, para beneficiar quem não tem disponibilidade durante a semana.


Atividades

USF Roxo
Dia 26/11, às 19h: teste rápido de HIV, orientação sobre câncer de próstata, exame de próstata e atividades lúdicas.

USF Hortênsias

Dia 28/11, das 8h às 17h: ação de prevenção ao câncer de próstata.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara.

Publicada em 18/11/2015 às 20h54.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/