202101222250

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Gêmeos fazem exposição de quadros em 3D em São Carlos

Por: LILIAN CARLA TARIN

06/11/2015

Os irmãos Fernando César dos Santos e Fábio Henrique dos Santos, de São Carlos, desenvolveram uma inovadora metodologia para a arte em relevo unindo pintura, escultura, tecnologia e utilizando materiais dos mais variados. A exposição Arte e Expressão poderá ser vista no Paço Municipal de São Carlos desde 5 de novembro.

Os quadros retratam pessoas que marcaram época, ícones do rock, além de réplicas de fachadas e logotipos e são produzidos com diversos materiais, como: espelho, PVC, pastilha de vidro, MDF, entre outros.

Os trabalhos iniciaram a partir de reproduções de fotos de personalidades musicais, utilizando primeiramente celulose e EVA, mas, após Fernando fazer um curso técnico em informática, foram introduzidas técnicas de manipulação de imagens digitais que abriram um leque de opções. Hoje as composições podem conter iluminação com Led e até som.

Conhecidos como gêmeos do Bar do Pascoal, pois ambos trabalham lá como garçons, os dois são filhos de uma família de seis irmãos, que já tinha uma veia artística. A mãe trabalhou em teatro e circo e o irmão mais velho também já havia trabalhado como ator.

A princípio somente Fernando pintava, mas com o tempo, Fábio saiu da cadeira de crítico de arte e passou a atuar também. Com auxílio do irmão, foi se envolvendo e acrescentando novas experimentações.

Devido às dificuldades financeiras para manter todos os filhos na escola, os gêmeos que eram os caçulas, descobriram uma forma de ganhar dinheiro para comprarem seu material para desenhar: cobrando para fazer e ilustrar os trabalhos escolares para os colegas. E assim fizeram até terminarem o ensino médio.

Há cerca de dez anos, eles tiveram a ideia de fazer pintura em quadros para complementar renda, e passaram a pintar pessoas em telas. Até que um cliente pediu um quadro diferente e de tanto Fernando se esforçar para criar algo novo, “surgiu a ideia de fazer algo em 3D por acidente, um trabalho em relevo usando celulose que gastei mais do que ganhei, mas abriu caminho para novas ideias a partir daí”, conta.

O processo de criação consiste em escolher a moldura e qual desenho vai combinar com ela, para daí experimentar quais modificações podem ser feitas em cima destas possibilidades. “O quadro não é só o desenho, a moldura e o relevo fazem o corpo da pintura que englobam o contexto no qual as pessoas podem usar a imaginação”, explicam.

 E apesar de ainda desejarem, ambos afirmam que nunca fizeram curso de desenho. 

A 1ª exposição dos gêmeos aconteceu no Sesc, convidados por acaso para expor, justamente no Dia do Rock. Um quadro do Elvis com Led e som foi um grande sucesso e virou alvo da atenção do público no dia. Dos 17 quadros expostos venderam 14.  

Outro momento que marcou a carreira dos artistas foi a vinda de Roberto Carlos à cidade. Foi preparado um quadro de 1,5m X 1,5m com 7m de Led com o retrato do Rei, e apesar do cantor não estar recebendo ninguém no dia, acabou recebendo Fernando para quem fez o seguinte elogio: “O quadro ficou o bicho!”.

Também homenagearam a atleta da cidade, Maurren Maggi, com um quadro que  também estará visível na mostra.

O Paço Municipal fica localizado na Rua Episcopal, 1.575 no Centro - São Carlos.

Visitação: segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas; sábados das 9 às 17h; domingos das 12 às 18h. Entrada é gratuita.

(Publicado em 6/11/2015 - 20h57)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI