202101182349

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Reorganização escolar atinge 4 escolas em São Carlos e Araraquara

Por: SIDNEY ROGERIO DO PRADO

05/11/2015

Foi divulgado no dia 30 de outubro, pela Secretaria de Estadual da Educação, a lista das escolas que vão passar pela reorganização nas cidades de São Carlos e Araraquara.

Nem todas as unidades de ensino passarão pela reorganização. Algumas escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão normalmente, devido às diferenças demográficas e às necessidades das diversas faixas etárias em algumas regiões. No caso de transferências de escolas, será realizado um deslocamento mínimo, dentro do mesmo bairro, e num raio de 1,5 km, menciona a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação.

A reorganização em São Carlos 

Em São Carlos, quatro escolas sofreração mudanças. Duas terão apenas alunos de ensino médio  e outras duas apenas estudantes dos chamados “anos finais” do ensino fundamental (da 6ª à 9ª série). 

As escolas de ensino médio serão a "Jesuíno de Arruda" e a "Prof. José Juliano Neto". As dos anos finais do Fundamental serão a "Prof. Arlindo Bittencourt" e a "Prof. Maria Ramos".

Mudanças em Araraquara 

Em Araraquara, receberão apenas alunos do ensino médio as escolas "João Batista de Oliveira" e  "Dr. João Pires de Camargo".  As escolas "Prof. Augusto da Silva Cesar" e "Prof Lysanias de Oliveira Campos" receberão apenas alunos dos anos finais do Fundamental. 

Para saber  sobre as mudanças nos demais municípios do Estado, o interessado deve acessar o site: http://www.educacao.sp.gov.br

A reorganização em números

- Total de escolas no Estado: 5.147

- Total de alunos no Estado: 3,8 milhões

- Salas ociosas que serão reabertas com a reorganização: 2.956

- Escolas de segmento único: aumento de 52,2%, 754 escolas a mais (de 1.443 para 2.197)

- Escolas de segmento único de Ensino Médio: aumento de 74%, 340 escolas a mais (de 459 para 799)

- Escolas de segmento único dos Anos Iniciais: aumento de 7%, 54 escolas a mais (de 778 para 832)

- Escolas de segmento único dos Anos Finais: aumento de 175%, 360 escolas a mais (de 206 para 566)

- Escolas com três segmentos (Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio): diminuição de 34%, menos 164 escolas (de 495 para 315) informações passadas por  Ana Carolina Caron, da assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Para implantar este sistema, a Secretaria Estadual de Educação utilizou como base o levantamento realizado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), que apontou tendência de queda de 1,3% ao ano da população em idade escolar no Estado de São Paulo. Entre os anos de 1998 e 2015, a rede estadual de ensino perdeu 2 milhões de alunos.

Os benefícios da nova medida, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação, estão na redução dos conflitos entre alunos de idades diferentes, além da melhor gestão da unidade, oferecendo a possibilidade de trabalhar estratégias pedagógicas voltadas a um único público.

(Publicada em 6/11/2015 - 20h32)

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI