[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Foi divulgado no dia 30 de outubro, pela Secretaria de Estadual da Educação, a lista das escolas que vão passar pela reorganização nas cidades de São Carlos e Araraquara.
Nem todas as unidades de ensino passarão pela reorganização. Algumas escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão normalmente, devido às diferenças demográficas e às necessidades das diversas faixas etárias em algumas regiões. No caso de transferências de escolas, será realizado um deslocamento mínimo, dentro do mesmo bairro, e num raio de 1,5 km, menciona a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação.
A reorganização em São Carlos
Em São Carlos, quatro escolas sofreração mudanças. Duas terão apenas alunos de ensino médio e outras duas apenas estudantes dos chamados “anos finais” do ensino fundamental (da 6ª à 9ª série).
As escolas de ensino médio serão a "Jesuíno de Arruda" e a "Prof. José Juliano Neto". As dos anos finais do Fundamental serão a "Prof. Arlindo Bittencourt" e a "Prof. Maria Ramos".
Mudanças em Araraquara
Em Araraquara, receberão apenas alunos do ensino médio as escolas "João Batista de Oliveira" e "Dr. João Pires de Camargo". As escolas "Prof. Augusto da Silva Cesar" e "Prof Lysanias de Oliveira Campos" receberão apenas alunos dos anos finais do Fundamental.
Para saber sobre as mudanças nos demais municípios do Estado, o interessado deve acessar o site: http://www.educacao.sp.gov.br
A reorganização em números
- Total de escolas no Estado: 5.147
- Total de alunos no Estado: 3,8 milhões
- Salas ociosas que serão reabertas com a reorganização: 2.956
- Escolas de segmento único: aumento de 52,2%, 754 escolas a mais (de 1.443 para 2.197)
- Escolas de segmento único de Ensino Médio: aumento de 74%, 340 escolas a mais (de 459 para 799)
- Escolas de segmento único dos Anos Iniciais: aumento de 7%, 54 escolas a mais (de 778 para 832)
- Escolas de segmento único dos Anos Finais: aumento de 175%, 360 escolas a mais (de 206 para 566)
- Escolas com três segmentos (Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio): diminuição de 34%, menos 164 escolas (de 495 para 315) informações passadas por Ana Carolina Caron, da assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Para implantar este sistema, a Secretaria Estadual de Educação utilizou como base o levantamento realizado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), que apontou tendência de queda de 1,3% ao ano da população em idade escolar no Estado de São Paulo. Entre os anos de 1998 e 2015, a rede estadual de ensino perdeu 2 milhões de alunos.
Os benefícios da nova medida, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação, estão na redução dos conflitos entre alunos de idades diferentes, além da melhor gestão da unidade, oferecendo a possibilidade de trabalhar estratégias pedagógicas voltadas a um único público.
(Publicada em 6/11/2015 - 20h32)
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI