Ageuniara

Cresce número de adeptos à utilização de bicicleta como meio de transporte

Por: ALAN WILLIAN RASPANTE LIMA

28/10/2015

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte. Apesar da porcentagem baixa, a contribuição para a diminuição e no impacto ambiental, não passa despercebido. As prefeituras de todo Brasil, buscam atrativos para o aumento dessa população que opta pela bicicleta como meio de transporte.

Além do fator ambiental, a utilização da bicicleta também proporciona diversos benefícios para a saúde e melhora o condicionamento físico. De acordo com o personal trainer Iago Junqueira, de Araraquara(SP), pedalar pode ser uma saída interessante para quem não gosta tanto de musculação. “É divertido e a maioria gosta. Você pode pedalar meia hora por dia que já sente a diferença. Pedalar exerce toda a parte inferior do corpo e fortalece os músculos das coxas, pernas e ajuda também na definição do abdômen”, ressalta o personal.

Seguindo a mesma linha, a bicicleta também causa outros benefícios interessantes como a aceleração do metabolismo, redução de colesterol e frequência cardíaca. Utilizando a bicicleta, desde o início do ano, como meio de transporte, a vendedora Daniella Souza afirma já ter sentido diferença no seu dia a dia. “No início, parti nessa por conta de uma resolução de Ano Novo e, até mesmo, por economia, mas foi bacana. Ando bem mais disposta para tudo e ainda perdi uns quilinhos extra”, brinca a vendedora.

Segundo informações do segundo do site Araraquara.com, a cidade possui alguns projetos em andamento. Apesar de contar com uma extensa ciclovia na Via Expressa, a utilização foi cortada em janeiro, deste ano, devido a não renovação de contrato com a prefeitura, Federação Paulista de Ciclismo e o Governo do Estado de São Paulo. Ainda, de acordo com o site, a ciclovia existente no Vale do Sol está ativa já que é para uso exclusivo de ciclistas.

A movimentação para o aumento do uso de bicicletas como meio de transporte ainda é tímida e só nos últimos três anos que teve avanços significativos, mas não deixa de ser o ideal para o futuro.

Publicada em 28/10/2015 às 19h31.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/