Ageuniara

Ciclismo se desenvolve em Matão

Por: SÉRGIO GABRIEL CALERA

15/04/2015

Ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível. É uma das atividades físicas mais completas por movimentar todo o corpo, reduz o estresse, evita o infarto e aumenta a imunidade.

“O ciclismo é um ótimo esporte para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, ou seja, a aptidão física, ao proporcionar a execução de atividades cotidianas com mais tranquilidade e menor esforço. Existem ganhos expressivos na função do coração, dos pulmões, da musculatura e das articulações envolvidas nesse exercício, que pode melhorar o equilíbrio, flexibilidade e também a autoconfiança”, explica o ciclista de Matão (SP), Eduardo Mello.

Segundo ele, é necessária uma ação de educação permanente sobre o ciclismo. “Não adianta fazer campanhas e esquecer o assunto. As pessoas precisam saber que os ciclistas têm direitos e deveres, além de precisar aprender a relacionar-se com os motoristas”

Matão recebeu, em 2014, a etapa inédita da Copa São Paulo de Ciclismo, cerca de 300 ciclistas de várias regiões do Estado compareceram no evento. Alessandro Giannini, um dos organizadores do evento, revela que a cidade de Matão ofereceu as condições necessárias para a competição. " O local da prova foi ótimo, era misto de aclives, declives e trechos planos, com asfalto em bom estado."

“Era preciso uma iniciativa de proporcionar ao município um excelente evento esportivo, e de repercussão nacional, diversificando as opções esportivas à população e incentivando o ciclismo local, que por alguns anos manteve-se parado, e agora recebe um evento de tamanha importância”, finaliza Alessandro.

Publicada em 15/4/2015 às 20h40.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/