Ageuniara

Nutricionista fala sobre a importância de alimentos transgênicos

Por: JÉSSICA KAROLINE BONINE DOS SANTOS

25/03/2015

Os alimentos transgênicos são aqueles modificados em laboratório com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas. Existem vários alimentos na cadeia alimentar que, muitas vezes, as pessoas não têm ideia que são transgênicos como: milho, soja, óleo de cozinha, mamão papaya, salmão, abobrinha, arroz, feijão, entre vários outros.

"As vantagens desses alimentos é que podem ser enriquecidos com um componente nutricional essencial. Por exemplo um feijão transgênico pode passar a produzir meteonimo um aminoácido essencial para a vida, já um arroz pode produzir vitamina A. Esses alimentos também podem ter a função de prevenir, reduzir ou evitar o risco de doenças", explica a nutricionista Paula C. Torcato, de Matão.

Ainda, segundo ela, não existem estudos que comprovem a segurança dos alimentos transgênicos para a saúde humana. O que se diz é sobre um aumento perigoso no uso do agrotóxico. "Existem alguns medicamentos utilizados na medicina,
o mais comum conhecido e produzido por transgênicos é a insulina que começou ser produzida no início da década de 70, também são produzidos hormônios de crescimento e EPO, proteína que estimula a produção de glóbulos vermelhos, até mesmo algumas vacinas transgênicas, como a de Hepatite B",completa.

Conforme a nutricionista, consumimos hoje muitos alimentos com ingredientes a base de transgênicos, produzidos para matar insetos e resistir a agrotóxicos. "A rotulagem de produtos transgênicos é um direito básico dos consumidores. Todos nós temos o pleno direito de saber o que estamos consumindo, finaliza.

Publicada em 25/3/2015 às 20h26.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/