202101220031

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Médico alerta para o perigo do uso do Narguilé

Por: BIANCA CRISTIANE LAROZE

05/03/2015

O Narguilé é usado a milênios no Oriente. Uma das versões é que foi inventado na Índia, no século XVIII, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Em Araraquara (SP), o Narguilé pode ser encontrado em diversas tabacarias. Segundo o sócio- proprietário, de uma Tabacaria, localizada no centro da cidade, Fabio Magdalena Miceli, as vendas de Narguilé e de suas essências, têm aumentado nos últimos dois anos, tendo uma demanda de público de faixa etária de 20 a 30 anos. Já que é restrita a venda de cigarros e outros produtos e derivados do tabaco a menores de 18 anos. 

Dez pessoas, com a faixa etária, entre 20 e 30 anos, foram entrevistadas pela reportagem da Ageuniara, em fevereiro, sendo que nove acreditam que o Narguilé é inofensivo à saúde.

Em contra partida, pesquisas realizadas por especialistas apontam que essa forma de tabagismo traz mais riscos à saúde do que se acredita. É o que confirma o médico Rafael Cardoso Jorge, clínico geral, de Araraquara.

“O fumo utilizado no Narguilé tem como base o tabaco, nome popular para a nicotina. Qualquer produto derivado do tabaco causa dependência e é composto pelas mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro”, explica.

Segundo ele, análises comprovam que a fumaça do Narguilé contém quantidades superiores de nicotina, monóxidos de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que a fumaça do cigarro. “Dessa forma vicia mais rápido e expõe o usuário a várias doenças como câncer de pulmão e bexiga, doenças pulmonares e dentárias”, alerta o médico.

De acordo com a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), essa forma de tabagismo também transmite doenças infecciosas, já que é usada por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem as devidas esterilizações.

Narguilé

O Narguilé chegou ao Brasil juntamente com os imigrantes europeus, sendo divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica. Tornou –se popular a partir do ano de 2001, com o aparecimento em novelas Globais como, por exemplo: O Clone, Caminho das Índias e Salve Jorge, a última sendo responsável pelo aumento de adeptos a essa forma de tabagismo, desde 2012.  (Fonte: site brazilnews.com.br).

Publicada em 05/04/2015 às 13h40.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI