Ageuniara

Motuca avança em nota do IDEB

Por: GABRIEL SANTANA CONCEIçAO

18/09/2014

A Escola “Maria Luiza Malzoni Rocha Leite”, de Motuca (SP), se destacou numa avaliação do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), saltando de 5,5 para 6,3 em dois anos, com melhorias na educação e investimentos em qualidade.

O índice, que é medido a cada dois anos, tem como objetivo, destacar escolas da rede municipal e estadual a chegar à nota 6.0 no ano de 2022. Considerada uma das melhores noticias para professores e alunos da escola, que buscaram ao longo dos anos um resultado positivo de seus esforços.

Para professora e Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Elaine Marques, de 50 anos, que atua na rede de ensino a mais de 30 anos, o crescimento do IDEB no município deve-se às ações bem desenvolvidas com programas de incentivo a aprendizagem implantada na escola.

Com cursos de capacitação para professores e um simulado aplicado a cada quinze dias junto com o apoio de toda equipe pedagógica, resultaram também no sucesso da meta atingida, no qual o objetivo é fazer com que o aluno aprenda.

A escola do município em comparação a outras escolas da região se destaca por sua forma conjunta da atuação dos profissionais de educação no aprendizado dos alunos. “Procuramos trabalhar em Motuca uma educação sempre pautada e considerando como meta principal a garantia de conquista de liberdade e igualdade de oportunidade a todos os alunos, independentemente de sexo, etnia ou classe social, demonstrando que a diferença entre os conhecimentos necessários para a série e o aprendizado cresce com a progressão do aluno”, relata Elaine.

Com investimentos sendo realizados pela prefeitura da cidade e um acompanhamento das metas sempre de perto, a escola se destaca também pelo profissionalismo de seu grupo de educadores que buscam traças metas de um planejamento de ensino muito bem elaborado pela Secretaria de Educação.

A professora aposentada da rede de ensino público Maria Helena Fraci, de 71 anos, destaca no índice do IDEB 2014 uma melhoria das escolas da região que atingiram a meta, por possuir uma base de ensino adequada e uma boa coordenação de ensino. “É gratificante saber que escolas estão se destacando pela forma de gestão de seus educadores, vejo uma constante batalha de professores com alunos que são esquecidos e possui dificuldade de aprendizagem, mas um mestre de ensino nunca desisti, pois nos dias atuais a educação é o essencial para qualquer um”, opina Maria Helena.

Seja pela gestão ou forma de ensino, a escola de Motuca, além de se destacar mostrou que a união de seus professores e a vontade de fazer um bom serviço foi um resultado para se comemorar, em meio a tantas escolas reprovadas da rede de ensino público.

Ainda, segundo Elaine, para que o IDEB de uma escola ou de uma rede de ensino cresça, é preciso que o aluno aprenda e frequente a sala de aula, além de envolver toda a equipe da escola pautada em um trabalho coletivo em busca do conhecimento.

Nada de individualismo ou até mesmo de mérito próprio para destacar o sucesso da meta atingida pela escola municipal de Motuca, pois foi mostrado o essencial da educação e todo reconhecimento de quem dela colaborou, em árduos dias de ensino a crianças desde a pré-escola.

“Deixo bem claro que o IDEB é o reconhecimento de um esforço coletivo, que envolveu gestores educacionais e alunos e que possibilitou a formação de uma política baseada no planejamento estratégico, sendo realizado duas vezes por mês uma avaliação. Nada veio de graça ou caiu do céu, tudo isso obedecendo um rigoroso planejamento a uma gestão eficiente”, conclui Elaine

A escola conta com o sistema de apostila do Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino (NAME) do sistema COC, que é utilizada desde o ano de 2013. Contando também com um grande envolvimento de pais e alunos para que chegasse ao resultado positivo que a escola almejou.

(Publicado em 17/9/2014 às 19h49).

 



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