[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) desenvolve atividades para ajudar o Centro de Surdos de Matão (SP)
Há dez anos na cidade, foi implantada na administração do prefeito João Féchio, em outubro de 1990, apoiando os portadores de surdez e seus familiares.
Hoje a APADA anda em conjunto com o Centro Municipal de Ensino Especial para Surdos “Edra Cristiane Chiozzini”.
Envolve 15 profissionais, como pedagogos que têm especialização em D.M (Deficiência Mental), fonaudiólogas, psicólogas, assistentes sociais, professor de educação artística e educação física, onde inclui dança, sapateado, tênis de mesa, ginástica e aulas de religião.
O Centro oferece atendimento em três períodos: manhã, tarde e noite e conta com 48 alunos que podem ser matriculados a partir de dois anos de idade e não têm tempo para sair.
Nas aulas de educação artística desenvolvem materiais como porta- retratos, vasos, cestas, que são vendidos para a sociedade. “A oficina de artesanato é importante para as crianças. Elas desenvolvem muito bem o que aprendem, tudo o que é produzido é vendido e a renda é toda revertida para entidade” diz a diretora do Centro Municipal, Adriana Cândido Pereira.
Segundo ela, o governo do estado de São Paulo está fornecendo para o Centro de surdos, materiais com símbolos, pois eles só conseguem aprender através dos mesmos. Também CDs para que o alunos aprendam nas aulas de informática, e todo um projeto para que os professores sejam realmente capacitados para esse trabalho.
“Há uma dificuldade muito grande para manter essas instituições, pois os aparelhos auditivos são muito caros e sua manutenção também” finaliza a diretora da APADA Marta Marischen.
A APADA que apóia esse Centro vive de doações. O número da conta para quem quiser contribuir é 80.000 na Caixa Econômica Federal.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI