[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Exigência do mercado leva quarentões de volta às salas de aula

Por: LUÃ NOVAES VIEGAS

02/09/2014

Com o segundo semestre de 2014 em andamento, o assunto vestibular começa a ganhar força em Araraquara(SP) e região.Porém, engana-se quem acredita que esse tema é apenas uma preocupação dos jovens que estão terminando o ensino médio. 

Segundo psicóloga,  Luciene A. Miguez Naiff, o aumento do número de pessoas acima dos 40 anos que resolvem voltar às salas de aula está ligado à concorrência do mercado de trabalho.

De acordo com Luciene,  após longas pesquisas sobre o tema, ela chegou a seguinte conclusão sobre a principal causa do abandono e da posterior volta aos estudos. “A necessidade de aferir renda para contribuir na família é a principal justificativa para um dia terem deixado de estudar. Entretanto, as exigências de um mercado de trabalho moderno, que necessita cada vez mais de mão-de-obra qualificada, e a pequena remuneração disponível para os empregos de baixa qualificação, trazem novamente este sujeito ao universo escolar. Em outras palavras, a dimensão social do trabalho tanto leva os jovens e adultos a largarem a escola quanto a retornarem à mesma", explica à psicóloga.

Um dos programas que mais abriga essa camada da população que deseja voltar aos estudos é o programa conhecido como  Educação de Jovens e Adultos(EJA).

Segundo a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, pessoas que já ultrapassaram os 40 anos representaram 14,3% dos matriculados em 2012 no programa, o equivalente a 30.602. Sendo que em 2002, por exemplo, essa proporção não ultrapassava 10%. Porém, terminar o ensino médio, para muitos que voltaram a estudar é apenas o começo da jornada.

Atualmente com os diversos programas oferecidos pelo Governo, como o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), por exemplo, ingressar na faculdade deixou de ser um sonho distante. 

"Uma gravidez que não estava nos planos, me fez interromper os estudos aos 17 anos, mais depois que minha filha cresceu, resolvi voltar à sala de aula, em 2008. Aos 41 anos de idade me formei em Pedagogia, que era o meu sonho, desde a infância. O que me possibilitou uma melhora na minhas possibilidades no mercado de trabalho, que é cada vez mais concorrido, e quem não tem uma boa formação, fica pra trás, mesmo. Portanto, me sinto muito realizada, valeu muito a pena voltar aos estudos, acho que nunca é tarde para aprender”, relata a professora Seila Marta,de São Carlos(SP). 

(Publicado em 03/09/2014 - 20h27)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/