Ageuniara

Leitores bocainenses recebem incentivo à leitura

Por: CAROLINA ALVES PEGORETI

13/08/2014

Após o inicio de um projeto de leitura no município de Bocaina, os moradores tem procurado com mais frequência a Biblioteca Municipal Emanuel Guedes. Novas carteirinhas de retiradas de livros foram feitas e as visitas tiveram um aumento de 30% durante o primeiro mês.

O Projeto, que recebe o nome de “Pegue e Leve”, pretende incentivar os moradores e atrair novos leitores para a biblioteca, visto que o desinteresse pela leitura está aumentando, principalmente entre os jovens que preferem gastar seu tempo livre em redes sociais, jogos e televisão.

Foram aproximadamente 150 livros colocados em caixas e levados até locais públicos e privados, tais como pontos de ônibus, rodoviária, clínicas, correios e agências bancárias somando quinze locais de distribuição. O objetivo era fazer com que as pessoas gastassem seu tempo ocioso, geralmente à espera de atendimento, com uma boa leitura.

Os moradores de Bocaina receberam o incentivo de braços abertos e alguns leitores fiéis não dispensaram elogios à iniciativa que partiu da bibliotecária Rosângela Aparecida Varella.

As caixas que guardam os livros à espera de um leitor precisam ser abastecidas praticamente toda semana, já que o número de retiradas é alto. Aumentou também o número de jovens e adolescentes inscritos na Biblioteca Municipal, fazendo com que o principal objetivo do projeto se cumpra com sucesso.

O estudante de ensino médio Vinícios Milani afirma nunca ter gostado de ler e que para ele isso era perda de tempo. Após uma espera longa no terminal rodoviário, decidiu por curiosidade abrir um dos livros e adorou o que estava lendo. Depois disso fez a carteirinha da Biblioteca e com alegria diz ter se tornado um leitor.

Assim como o caso de Vinícios, a comerciante Maria Michelin, 42 anos, se apaixonou pela leitura através do projeto e levou seus filhos para retirarem livros dos locais onde eles estavam disponíveis.

Os moradores estão satisfeitos e felizes com esse incentivo a leitura, que contribui com a educação de jovens e serve como complemento para os demais. “Em um mundo tão tecnológico, uma boa leitura, um papel e uma caneta às vezes fazem falta, e o projeto tenta resgatar um pouco do que foi perdido”, afirma a aposentada Fátima de Souza.

(Publicado em 15/8/14 - 19h50)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/