202101250324

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Garrafas PET podem ser reaproveitadas para hortas verticais

Por: SIMONE FERRAREZI DE OLIVEIRA

11/06/2014

As jardineiras suspensas confeccionadas em garrafas PET são mais conhecidas como hortas verticais, pois apresentam como principal característica o fato de poderem ser penduradas ou fixadas em estruturas verticais, como em paredes criando um maior aproveitamento do espaço.

A horta vertical é uma estrutura leve e possibilita o plantio de temperos, ervas e hortaliças como - salsinha, cebolinha, alface, alecrim, coentro entre outros. É ideal para locais com espaço limitado, onde o morador ou moradores no caso de conjuntos habitacionais, cultivarem uma horta.

Segundo informações do site www.ciclovivo.com.br, que se propõe a dar ideias para reaproveitamento de materiais descatáveis, "a ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. A horta caseira é decorativa e deixa um aroma agradável no ambiente, além de ser uma terapia para quem cultiva."

Para a dona de casa Sonia Ramos, 64 anos, moradora de Araraquara(SP), o reaproveitamento das garrafas PET contribui para o meio ambiente. “Utilizo a garrafa do refrigerante que tomei, para montar minha horta e o planeta agradece”, comenta.

Há sete meses, Sonia tem uma horta suspensa feita de PET. Ela garante ser uma boa opção para quem não tem espaço para uma horta convencional e gosta de produto fresco e uma alimentação saudável. “Se preciso de um tempero é só esticar a mão e pego direto da horta”, completa.

Segundo informações do gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Valter Luis Iost Teodoro, a Secretaria oferece oficinas pedagógicas de Educação Ambiental, entre elas a de confecção de jardineiras de baixo custo e alta reprodutibilidade com o reaproveitamento de garrafas PET.

O objetivo é sensibilizar os participantes sobre a importância do reaproveitamento de materiais como uma tecnologia social para a economia de recursos naturais através da confecção de jardineiras para montagem de hortas verticais. As pessoas interessadas podem entrar em contato pelos telefones: (16) 33019000 e 08007740440.

Aprenda a fazer horta vertical usando PET

Você precisará dos seguintes materiais: garrafas PET de dois litros (vazias e limpas); tesoura; corda de varal, barbante ou arame; terra e semente ou muda.

Como montar:

Deite a garrafa e corte um retângulo na parte superior. Faça dois furos nas partes superior e inferior próximo a abertura, por este furo você passará a cordinha ou o arame para segurar as garrafas, se usar arame precisa de arruelas para ligar uma garrafa a outra, se usar corda ou barbante apenas um nó irá segurar.

Faça furinhos na base da garrafa e coloque terra adubada dentro da garrafa. Agora e hora de plantar, enterre as sementes ou plante suas mudas , cobrindo bem as raízes e/ou sementes com a terra. Pronto você já tem sua própria horta em casa. Para a planta crescer bastante é preciso rega-lá, duas vezes ao dia e colocá-la em um lugar bem arejado.

Fonte: site www.ciclovivo.com.br

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI