Ageuniara

Bocaina conta com projeto cinema na rua

Por: CAROLINA ALVES PEGORETI

06/06/2014

O projeto "Cine de Rua" foi criado com o objetivo de entreter todos os públicos, trazendo as novidades do cinema para as ruas. Com exibições duas vezes ao mês, o “Cine de Rua” proporciona um chamado à cultura e procura levar a todos os moradores de Bocaina a diversão diferenciada de um cinema de rua.

As exibições ao ar livre procuram resgatar a alegria que o cinema proporcionava e que já não é tão comum, devido às diversas possibilidades de adquirir e assistir filmes. Como não há salas de exibição ativas em Bocaina, o projeto busca também cultuar entre crianças e jovens o gosto pelo cinema.

O material utilizado para a exibição dos filmes era alugado de empresa terceirizada, mas na segunda semana de maio a prefeitura foi contemplada com um kit de cinema pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O kit contém uma tela de 3 x 3m, aparelho de DVD, mesa e caixas de som, que também poderão ser utilizados em outros espaços públicos, como escolas, praças e auditórios.

Segundo a secretária de Cultura da cidade, Sônia Carazato, a escolha dos filmes é feita de acordo com o público que querem atingir. Por enquanto, os filmes estão sendo destinados ao público infantil tendo como repertório animações. A partir do mês de setembro os filmes serão destinados ao público mais jovem e adulto, havendo então uma mudança na escolha dos títulos a serem exibidos.

O cinema de rua acontece em dois pontos da cidade em dias diferentes, para que a população procure a que fique mais próxima de sua residência. Além do telão e som de alta qualidade, cadeiras são disponibilizadas para o público e no momento das exibições as luzes se apagam, proporcionando aos espectadores a sensação de realmente estarem num cinema.

Além de resgatar a essência e apresentar um pouco da história do cinema, o projeto tem em vista uma discussão pós-filme, ressaltando a mensagem inserida nele e que contribua com a sociedade, mas essa é uma proposta para futuras sessões.

Os bocainenses estão satisfeitos com o projeto e segundo a estudante do ensino médio Gabriela Dadalto,trata-se de uma nova forma de entretenimento para a cidade, que agrada e atinge pessoas de todas as idades. “Cine de Rua” ocorrerá durante todo o ano e não tem prazo para terminar.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/