202101261827

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Jovens buscam maneiras de conciliar trabalho e estudo

Por: BIANCA ZANATTA ROCHA

28/05/2014

Em busca de um bom lugar no mercado de trabalho, a cada dia cresce o número de pessoas que trabalham durante o dia e estudam no período noturno. Mas como conciliar trabalho e estudo? Esta é uma preocupação de pelo menos 3,9 milhões de alunos, que estão matriculados nos cursos superiores do Brasil. Destes, 44% estudam à noite porque, em geral, trabalham durante o período diurno, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP).

Passando a ter responsabilidades muito cedo, os universitários, empenham-se nos estudos e no trabalho para construir seu futuro e, consequentemente, torna-se um desafio estudar e trabalhar com qualidade.

Para a psicóloga, Alessandra Bastos, esta é uma prática comum, porém, é preciso estar atento à saúde. “O jovem que se empenha tanto ao trabalho quanto ao estudo não pode descuidar da alimentação e, principalmente, do sono”, afirma Alessandra.

Segundo ela, para descansar e absorver tudo o que se aprendeu durante o dia, é preciso dormir entre seis e oito horas por noite, do contrário, o universitário-trabalhador adquire falta de atenção ao tentar realizar as duas tarefas.

Alessandra indica ainda que o jovem se organize para praticar alguma atividade física. “Mesmo que essa pessoa não tenha tanto tempo livre, que ela pelo menos faça uma caminhada, vá para a faculdade ou para o trabalho a pé. O importante é que ela se movimente”, completa.

Flávia Kaizer, de 18 anos, faz parte do grupo “universitário-trabalhador” e conhece bem as dificuldades de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Ela cursa faculdade de Tradução e trabalha em um escritório de contabilidade. Para ela, conciliar as duas tarefas é um desafio constante. “Às vezes, para não sair mal em uma prova ou em um trabalho, deixo de viajar, deixo de sair com os amigos no fim de semana ou, até mesmo, durmo um pouco menos”, afirma.

O jovem Daniel Tienne é outro exemplo de dupla jornada. Ele está no segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda e trabalha em uma agência de comunicação corporativa, chamada Comtexto, localizada em Araraquara (SP).

Para ele, o melhor momento para aprender e adquirir experiência é quando se está na faculdade. “Porque o emprego lhe oferece a prática, mas a base teórica da faculdade é fundamental”, afirma Tienne.

Os dois jovens concordam em um ponto: é preciso saber se organizar e gostar do que faz. “Assim, você aproveita o momento e obtém amadurecimento”, completa Tienne.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI