Ageuniara

Araraquara tem curso de formação de instrutores de Yoga

Por: PEDRO JUNQUEIRA FRANCO DE CASTRO

13/03/2014

A incidência de doenças psicológicas como stress e depressões está cada vez maior na sociedade por conta do ritmo de vida acelerado que levamos e para enfrentar esses males as pessoas têm procurado terapias alternativas. Uma delas que tem ganhado destaque é o Yoga.

Em Araraquara(SP), o número de centros que oferecem essa prática terapêutica tem aumentado, refletindo o aumento da busca por essa alternativa de terapia. A cidade conta, inclusive, com um curso de formação de instrutores de Yoga aprovado pela Federação Internacional do Yoga e pela Aliança Nacional do Yoga, ministrado no Centro Integrado de Yoga e Fisioterapia pelo fisioterapeuta doutor Ronaldo Vaz de Carvalho.

O curso, que está há dez anos na cidade, tem duração de um ano e meio e é ministrado aos sábados, das 8h às 17h, com duas turmas anuais e engloba desde aspectos fisiológicos e anatômicos do Yoga até aspectos bioenergéticos, práticos e filosóficos.

Um dos professores e formado no curso, Saulo Oliveira, de 26 anos, que pratica Yoga há quatro anos, conta que o Yoga é a junção de uma série de praticas orientais milenares e ancestrais e codificadas pelo indiano Patanjali a mais de cinco mil anos atrás. Ele conta ainda que a técnica foi difundida no ocidente por um mestre hindu chamado Yogananda, autor do best-seller sobre o assunto intitulado “Autobiografia de um Iogue.”

Oliveira explica que a pratica do Yoga envolve posturas, alongamentos, exercícios de respiração, entonação de mantras e meditações, mas que para ele o Yoga vai muito além das posturas praticadas durante as aulas. "O Yoga é uma filosofia de vida que carrega dentro de si o objetivo de despertar a consciência da humanidade, é uma pratica que leva a pessoa a viver o momento presente e se integrar com toda a criação."

O instrutor de Yoga afirma que consegue perceber a evolução das pessoas com o tempo de pratica e destaca que a técnica promove benefícios em vários aspectos da vida. “No corpo físico você percebe que vão se dissolvendo todas as amarras das fáscias, dos músculos e as tensões e promove a autorregulação mais eficiente e os hormônios e órgãos passam a trabalhar corretamente."

Ele aponta também para os benefícios mentais e emocionais. “A pessoa desenvolve maior claridade nas ideias, enxerga os objetivos de vida com maior clareza, desenvolve a paciência e a equanimidade, que é um estado de alegria profunda e constante independente das circunstancias externas."

Oliveira salienta que a procura pelo Yoga tem sido alta e diz ser muito gratificante passar o conhecimento sobre a filosofia para frente. “É uma benção e uma responsabilidade muito grande ter a oportunidade de instruir e passar o conhecimento do Yoga para uma pessoa, eu vejo como uma missão de vida, no final das praticas você sente uma paz vibrando dentro de casa pessoa que está ali.”

Ele informa que qualquer pessoa que tenha interesse em praticar o Yoga é bem vinda tanto nas aulas como no curso de formação e que não existe limite de idade. “Eu recomendo a todos que tiverem o interesse de buscar o que está além dos nossos olhos.”

A aluna do curso de formação, Tamires Aranha Arnosti, de 24 anos, termina o seu curso em abril e conta que tem sido uma experiência incrível. “Eu estava em uma fase não muito boa da minha vida, pois os planos não estavam caminhando conforme eu desejava e comecei o curso. Tem sido incrível, a cada dia uma descoberta nova.”

Tamires já pratica o Yoga há três anos e diz sentir os benefícios no dia a dia. “A pratica traz um bem estar e sinto que fortalece o corpo e a mente”. Ela afirma que começou o curso por curiosidade e que hoje já pensa em dar aulas. “Hoje eu sinto como uma missão transmitir isso para outras pessoas, algo muito lindo que eu recebi e gostaria que mais pessoas pudessem ter essa oportunidade.”

Para Tamires o Yoga é mais que uma terapia. “O Yoga é a união consigo mesmo, é sentir o amor por si mesmo e por tudo, um caminho lindo a ser trilhado.”

Outro aluno do curso de formação, Vinícius Cardinali de 18 anos, começou a praticar Yoga a quatro messes e foi levado ao curso por uma amiga que já praticava a um tempo, “Eu pratico duas vezes por semana, nas aulas aos sábados e, algumas vezes, quando acordo.” Ele afirma que passou a ter um cuidado maior com seu corpo e desenvolveu uma auto-disciplina depois que começou a praticar o Yoga. “Me sinto melhor mentalmente e fisicamente.”

O jovem pretende continuar praticando Yoga e inclusive virar instrutor. “Tem que ter paciência e disciplina, mas eu espero conseguir passar isso para mais pessoas um dia”, finaliza



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/