[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Brincadeiras tradicionais perdem espaço entre as crianças

Por: SIMONE FERRAREZI DE OLIVEIRA

12/03/2014

As brincadeiras tradicionais perdem cada vez mais espaço entre as crianças e esta multiplicidade de jogos de pegar, cirandas, parlendas, brincadeiras de mão, entre uma infinidade de outras diversões populares, estão sendo substituídas pelos meios tecnológicos.

As novas tecnologias não são apenas a única responsável por desviar as crianças das práticas populares. O artista e educador Jorge Okada,de Araraquara(SP), acredita que o ritmo da vida contemporânea tem alterado a forma de comunicação e a nossa relação com o tempo e como fazemos uso dele. "Assim muitos pais têm se esquecido da importância de brincarem com seus filhos”,observa.

Para a psicopedagoga, Andreia Moreno, muitos pais oferecem aos filhos o vídeo game, computador ou a TV, por não precisarem participar ou estarem ao lado da criança. “É mais fácil, não exige atenção, tempo e não precisa de espaço”, analisa.

Brincar envolve estar junto, ou seja, interagir com o outro. A criança se encanta se envolve e fica entusiasmada quando é oferecido algo diferente. “A criança não conhece o mundo e ela vai aceitar o que o adulto lhe oferecer”,completa Andreia.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o contato prolongado com os meios tecnológicos pode causar isolamento social, solidão, stress (impaciência e impulsividade), falta de interação social e sedentarismo. Passar horas em frente à TV, vídeo game ou na tela do computador, gera obesidade além de anemia pela falta de uma alimentação adequada.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/