Ageuniara

Temporada de vagas de emprego para o fim do ano começa em Araraquara

Por: FERNANDA MOREIRA TOLENTINO

30/10/2013

Com a chegada do final de ano é natural que aumente o número de vagas de emprego no comércio. Em Araraquara (SP) não é diferente. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara(Sincomércio), a expectativa, neste ano,é de um aumento de vagas em relação a 2012. Pelo menos 1.200 vagas que devem ser abertas no comércio da cidade e nos Shoppings. Desse total 18% terão a chance de ser efetivados.

A diarista Carla da Silva, por exemplo, conseguiu uma vaga em uma loja de eletroeletrônicos no centro de Araraquara, como vendedora temporária. Ela e mais quatro pessoas foram contratados para atender o aumento do fluxo de clientes no Natal e Ano Novo. “Eu sempre acabo trabalhando no comércio, no final do ano, porque consigo um dinheiro extra para ajudar nas despesas dessa época e, às vezes, tenho a sorte de ser efetivada",comenta.

O gerente da loja, Augusto Novais, afirma que apesar do aumento das vagas, nem todos são qualificados para os cargos e que essa mão de obra precisa ter um currículo com noções básicas de experiência. “Durante a temporada destacam-se aqueles que mostraram ser proativos, comunicativos e interessados em aprender e entregar resultados. Esse é o perfil procurado pelo comércio e pelo setor de serviços, mas que não tem sido fácil de encontrar”,explica.

A expectativa é de um crescimento de até 5% nas vendas deste fim de ano. E os lojistas contam sempre com a presença de uma carta na manga, o famoso "Papai Noel". Contratar alguém para se vestir de bom velhinho ajuda também no rendimento das vendas.

É o caso de José Luís da Silva, de 43 anos. No fim do ano, ele tira férias e, em vez de descansar, incorpora o personagem natalino no Shopping Jaraguá, o que lhe rende até R$ 2 mil. “Esse dinheiro é importante para alguns investimentos pessoais.Pintei o meu carro com o que recebi por trabalhar como Papai Noel”, revela.

A jornada de trabalho é puxada para os comerciantes, durando cerca de um mês e meio. São sete a oito horas diárias, além dos sábados e domingos e, na maioria das lojas, os salários não passam do piso mínimo, mas que ao final do mês, juntando com a comissão rende uma boa quantia. O comércio busca profissionais com idade entre 18 e 24 anos, enquanto os prestadores de serviço tendem a absorver funcionários de uma faixa etária superior, em especial entre 25 e 49 anos.

Para quem procura uma vaga, a dica é espalhar o currículo em lojas e associações de lojistas, sempre atento ao perfil da empresa, para que seja condizente com o que se busca.

O comércio começou 2013 com expectativa de crescimento anual positivo, mas inflação persistente, inadimplência, alta dos juros e do dólar forçaram o mercado a revisar o percentual e a abaixá-lo. Neste Natal, o volume de vendas do comércio varejista deve crescer 4,5% no Brasil na comparação com o Natal passado.

Currículos

Quem quiser se candidatar às vagas no comércio de Araraquara, deve entregar seu currículo nas próprias lojas, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que fica na rua Voluntários da Pátria, 2.310, no Centro ou ir até o Balcão de Empregos do Sincomércio, também na Voluntários da Pátria, 1.435. Os currículos serão enviados às lojas e cada estabelecimento fará um processo seletivo.

O Shopping Jaraguá deve abrir cerca de 200 vagas nas próximas semanas. A previsão é de que cada loja contrate duas pessoas e são cerca de cem lojas. Quem quiser já pode levar seu currículo para a administração do local. As lojas do Shopping Lupo também estão contratando. Para candidatar-se, basta levar o currículo para a área administrativa também. Não há previsão do número de vagas.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/