Ageuniara

Matão ganha primeira academia ao ar livre

Por: AUGUSTO JEAN DE SOUZA

23/10/2013

A população de Matão (SP) ganhou recentemente a primeira academia ao ar livre. O objetivo é promover a saúde e o bem-estar de toda a comunidade.

Instalada no canteiro central da Avenida Francisco Mastropietro, na Vila Cardim, o ponto esportivo atrai diariamente um grande número de pessoas, que utilizam o local para realizar caminhadas e praticar outros exercícios físicos.

O projeto idealizado por uma grande rede de supermercados, contou com o apoio da prefeitura, que disponibilizou o espaço para a instalação dos aparelhos.

Para o prefeito Chico Dumont (PT),esta é uma importante parceria que colabora com o desenvolvimento de ações sociais no município. “Tivemos a felicidade de receber este projeto, que fica em local estratégico, já que muitas pessoas utilizam a Mastropietro para caminhadas e outras atividades”, conta.

Ainda de acordo com o prefeito, está em estudo a implantação de uma segunda unidade na área defronte ao paço municipal. “Também estamos analisando a viabilidade de instalar mais uma academia defronte à prefeitura, juntamente com outras melhorias. Por isso, só temos que agradecer e incentivar outras parcerias como essa que trazem benefícios para a população”, afirma.

Academias ao ar livre estimulam atividades físicas

A proposta é incentivar a prática de atividades físicas em locais públicos e sem custos para a população. Pensando na saúde e os malefícios do sedentarismo, a estudante, Vanessa Gonçalves, 21, marca presença todos os dias na “academia”. “Agora com os aparelhos reservo 15 minutos, da caminhada, para as atividades complementares. A academia ao ar livre é uma grande conquista para todos que buscam manter a saúde em dia, sem custo por isso”, revela.

E não são apenas os jovens que usufruem dos equipamentos. O aposentado José Antônio Brito, 60, reserva o período da manhã para praticar os exercícios físicos. “Pensar na saúde é essencial, principalmente na melhor idade. Busco sempre a melhor forma de realizar as atividades, respeitando os limites de meu corpo. Se temos os aparelhos ao nosso alcance, o jeito é aproveitar”, comenta o aposentado.

Atividades devem ser moderadas e com acompanhamento de um especialista

Por ser uma prática livre de exercícios, é necessário muito cuidado para não causar problemas à saúde. Segundo a professora de Educação Física, Bruna Duarte, os usuários devem conhecer os limites do corpo. “É importante começar devagar e ir progredindo aos poucos, sempre prestando atenção na reação do corpo. Se no primeiro dia a pessoa ficar muito dolorida, é sinal que pegou pesado demais”, explica.

A professora ainda recomenda um acompanhamento médico. “É interessante sempre passar por um especialista para saber se você está apto a praticar exercícios e o tipo de atividade física”, diz. “É importante lembrar também que antes de qualquer exercício físico, é necessário fazer o alongamento”, finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/