Ageuniara

Aeroporto de Jaboticabal é liberado

Por: NAIARA FRANCINE DEL VECCHIO

04/09/2013

Interditado desde setembro de 2009, o Aeroporto Municipal de Jaboticabal(SP) foi liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil(ANAC) para a realização de pousos e decolagens. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade.O feito aconteceu na semana antecedente ao aniversário de Jaboticabal (16/7).

O local que esteve interditado por quase quatro anos passou por adequações necessárias, exigidas pela ANAC, e regularizações pedidas pelo Comando Aéreo Regional de São Paulo(COMAER-SP). Depois das mudanças, várias inspeções foram feitas até a liberação da pista.

A prefeitura de Jaboticabal, informou por meio de sua assessoria de imprensa, que um novo alambrado foi instalado nas proximidades do parquinho infantil, que segue em direção aos hangares principais, até chegar a divisão do local com a Universidade Estadual Paulisa(UNESP),de Jaboticabal. Essa instalação foi feita para evitar a entrada de pessoas estranhas nos hangares, na área de taxiamento e na pista de pouso, garantindo as condições de segurança do local.

Corte e poda de árvores foi outra ação realizada, pois estavam em área de aproximação para pousos. Pinturas e sinalizações também adequaram o lugar.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, um Plano de Emergência em Aeroporto, bem como um levantamento planialtimétrico do local foram apresentados também.

Novos Projetos

Com a liberação do aeroporto, novas oportunidades começaram a surgir em Jaboticabal. A cidade sempre foi conhecida por suas grandes festas aviatórias que aconteciam nas décadas de 70, 80 e 90, quando atividades desportivas de lazer atraiam visitantes de toda a região. Jaboticabal era considerada um centro para a prática de paraquedismo, fazendo de alguns moradores, campeões do esporte pelo CPJ (Clube de Paraquedismo de Jaboticabal).

A fundação de uma Organização Não-Governamenal (ONG) que formará pilotos para a atividade civil e a suposta vinda de uma escola de paraquedismo mostram que novas chances começam a aparecer na cidade. Assim como a população espera também por empresas que trabalhem na área de pilotagem e mecânica de aviões.

Wagner Marconato, piloto e morador de Jaboticabal, lembra o quanto a cidade foi prejudicada com a interdição do local."O Aeroporto Municipal de Jaboticabal sempre foi tecnicamente pequeno, mas ainda assim a podiamos utilizar a pista para decolagens e pousos de helicópteros e alguns jatos particulares. Mas desde sua interdição, Jaboticabal foi prejudicada. Não existia mais paraquedismo e nem mesmo a possível realização de pousos de alguns nomes importantes da política e etc. O retorno só beneficiará a cidade",finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/