Ageuniara

Biblioteca da UNIARA é orgulho regional

Por: RODRIGO FERREIRA SALLUN

15/05/2013

A Biblioteca do Centro Universitário de Araraquara(UNIARA) que leva o nome de um dos sócios-fundadores da instituição, "Prof. Jurandyr Gonçalves Ferreira", desde sua inauguração, jamais parou no tempo.

Anualmente vem aumentando seu acervo de livros, periódicos, videoteca e também sua gama de serviços.Oferece gratuitamente, aos alunos, acesso à internet, e mais recentemente, algumas bases de dados tais como: Science Direct e Bireme (Biblioteca Regional de Medicina).Também é oferecido um treinamento específico para os alunos primeiroanistas de cada curso, sobre como devem proceder e bem utilizar a sua infraestrutura.

Além da biblioteca principal, existem outras três bibliotecas setoriais. Uma na unidade 2, no Centro de Artes, uma na unidade 4, no prédio de Odontologia e uma na Unidade 8, no prédio de Comunicação.

Segundo o professor Alexandre Pierini, também funcionário da biblioteca, são centenas de visitas diárias, com uma grande parte dos frequentadores sendo de outras cidades da região, que muitas vezes, viajam com o intuito de finalizar seus trabalhos escolares ou acadêmicos, e acessar a internet.

Acervo

“Nossos mais de 60 mil exemplares de livros estão muito bem categorizados e organizados para facilitar a vida do nosso estudante”, orgulha-se Rosmari dos Santos, bibliotecária, também conhecida como "Rose", que temporariamente substitui a bibliotecária-chefe Vera Lúcia Valente Gilleni.

Segundo ela, os alunos da instituição tem acesso total ao acervo e podem levar até três exemplares por vez por tempo determinado, a título de empréstimo, para suas casas.

“Nossa biblioteca é aberta ao público e temos também muitas visitas diárias de alunos de outras instituições, tanto particulares quanto públicas, mas estes só tem acesso às consultas e não podem levar os livros”, salienta Rose.

Quanto à qualidade ela é categórica: “Já trabalhei em outras empresas e conheço outras bibliotecas, até mesmo de algumas universidades públicas, e posso afirmar que a nossa biblioteca está muito bem equipada. Além disso, temos grandes diferenciais, pois nossos ambientes são claros, climatizados e bastante agradáveis para a prática do estudo”.

Comportamento

Rose mostra estar satisfeita com a conduta da maioria dos alunos, mas adverte que infelizmente uma pequena parcela tem o hábito de deteriorar, rasgar páginas, anotar e sublinhar os livros.

“É muito triste nos depararmos com livros que foram mal manuseados pelos alunos, pois eles deveriam entender que os mesmos, além de caros, são um patrimônio de todos. Ademais, diariamente, necessitamos executar serviços de manutenção, como limpeza e colagem, por exemplo”, declara com indignação a funcionária.

Rose também orienta: “Outra coisa muito importante é a questão do silêncio, pois biblioteca não é lugar para conversar. Quando há necessidade de diminuir o barulho, solicitamos silêncio educadamente, seja de forma verbal, ou mesmo através do ortodoxo e antigo método de tocarmos o famoso sininho”, conclui.

Ferramentas de estudo

Tanto a Science Direct quanto a Bireme são bastante utilizadas pelos usuários da biblioteca. Estas bases de dados, afirma a funcionária, colocam o usuário em contato com os melhores trabalhos acadêmicos e científicos de todo o mundo e facilitam bastante na referência bibliográfica para a construção dos TCC´s (Trabalhos de Conclusão de Curso).

A Bireme é específica para os universitários da área de saúde e a base Science Direct abrange todas as áreas do conhecimento, todavia, esta última, só pode ser acessada através do IP (endereço físico dos computadores) das bibliotecas da UNIARA.

“A instituição é uma das poucas que conseguiu acesso gratuito ao Science Direct porque tem uma pontuação alta em pesquisa acadêmica, com Revista própria para trabalhos científicos (Revista UNIARA), além de outros importantes trabalhos, desenvolvidos principalmente, pela nossa equipe de Mestrado que é chefiada pela professora Vera Botta”, declara Rose, com orgulho.

A serviço da comunidade

Com três bibliotecárias e mais doze colaboradores, a UNIARA oferece os serviços de sua biblioteca graciosamente à toda a população. Os horários de funcionamento são de segunda à sexta-feira das 8h às 22h30 e aos sábados das 8h às 16h.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/