202101190845

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Pedreiro realiza seu sonho de poeta

Por: ILEONI SANTOS DE JESUS

15/03/2013

O pedreiro João Aparecido Barra, que sempre trabalhou na construção civil e escreve depois do serviço, realizou seu sonho em novembro de 2012 quando lançou o livro "Para Sempre Poesia", com apoio da Associação Gestão Cultural do Interior Paulista (AGCIP), na cidade de Américo Brasiliense(SP). A obra reúne textos e poesias inéditas, que o autor começou escrever na década de 1980.

Mais conhecido como João Barrá, apelido que ganhou do seu professor Rubens do Amaral nos tempos de escola, o pedreiro poeta nasceu no Parque das Nações, em Santo André (SP), em 1951.

Inspirando-se na obra do escritor amazonense Thiago de Mello, Barrá começou escrever versos românticos por divertimento, mas quando escreveu uma poesia para sua filha Elisângela, foi a porta de entrada para sua carreira de poeta.

Motivado pelos elogios da família, começou a participar de vários eventos, entre eles o concurso de poesia e interpretação José Roberto Telarolli, em Araraquara (SP). Depois de muitas participações seus méritos começaram a ser reconhecidos. Em 1984 venceu o concurso do jornal de Nova Europa(SP)com a poesia "Pedaços da Vida de Um Deficiente". Anos depois ficou em 5º lugar no prêmio Internacional de Contos e em 2º lugar na Ação Comunitária do Brasil (ACB), com a poesia "A Paz Depende de Mim".

Junto com o amigo Luís Rosário, editou uma revista de poesias com tiragem de quinhentos exemplares, que durou três anos e premiou vários participantes. Atualmente João Barrá tem projetos de lançar outros livros mas pretende escrever prosa.

Educação e respeito são prioridades que Barrá sempre carregou na sua trajetória de vida. Para ele, o hábito de ler é fundamental. "Todos tem que ler; a leitura dignifica,sempre constrói e nunca destrói“, ensina.

João Barrá reside em Américo Brasiliense(SP) onde trabalha como pedreiro autônomo e atua como secretário do Conselho de Cultura do município. Quem tiver interesse em conhecer suas obras pode entrar em contato pelo telefone (16) 8176-9595.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI