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Nutricionistas dão dicas de alimentação saudável no inverno

Por: ANNA REGINA DAVILLA

12/06/2012

Nessa época do ano, quando as estações proporcionam baixas temperaturas,as pessoas parecem sentir mais apetite e a procura por alimentos que satisfaçam essa necessidade é ainda maior.

Isso acontece, de maneira geral, porque no inverno o organismo tem um maior gasto calórico para manter a temperatura corporal. Mas, no Brasil, não é bem assim que funciona. Para os brasileiros, a variação de gasto calórico não chega a 10%, afinal as temperaturas não sofrem uma queda tão brusca, o que não justifica uma queima excessiva de calorias.

“Pesquisas mostram que o principal fator relacionado ao aumento do apetite na estação é a parte emocional e, consequentemente, a relação que cada um tem com os alimentos. Algumas pessoas buscam na comida quente e mais calórica preencher alguma necessidade afetiva, mais comum nesta época do ano”, explica a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição, do Centro Universitário de Araraquara(UNIARA), a professora Ana Carolina Carneiro.

Os cuidados com a alimentação são sempre importantes independentes da época do ano e, em alguns casos, as restrições devem ser seguidas com grande afinco para garantir a saúde e bem-estar.

No caso de hipertensos e diabéticos, por exemplo, os cuidados continuam os mesmos durante o inverno, dobrando a atenção para que os típicos pratos mais gordurosos não afetem a regularidade da nutrição. “Prefira as sopas de legumes com carne magra. Acrescente à sopa brócolis, couve e temperos naturais. Abuse de temperos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela, todos com propriedades termogênicas, ou seja, capazes de aquecer nosso organismo e aumentar o gasto calórico durante a refeição”, acrescenta Ana Carolina.

A professora ainda ressalta que se dê preferência às hortaliças grelhadas, refogadas, já que o consumo da salada diminui e tomar bebidas quentes, como chá de ervas ou leite com cacau e canela, que aquecem e são nutritivas e saborosas. Todos esses recursos são riquíssimos para aqueles que procuram manter a dieta e a saúde.

Para o assistente fiscal,Gerson dos Santos Filho, que é hipertenso e diabético, essa época é difícil para manter a dieta. “Com esse friozinho ficamos doidos pelas comidas mais recheadas e gordurosas. É um desafio para gente que não pode comer de tudo”, coloca.

A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Uniara, Patricia Meciano Simone Barreto, aponta que na hora de fazer as compras é sempre bom que a pessoa não esteja com fome, pois corre-se o risco de comprar muitas coisas que não se deve consumir e que, ao comer um alimento, sempre se pergunte se está realmente com fome ou se isso é uma compulsão ou gula.

Patricia dá duas dicas de pratos que vão aquecer e que podem de maneira saudável dar aquela sensação de saciedade(leia abaixo).

Sopa de abóbora

Tempo de preparo: 30min

Rendimento: 5 porções

Ingredientes:

1 kg de abóbora madura

1 colher de sopa de farinha de trigo

2 litros de água

Sal e pimenta a gosto

Alho e cebola para temperar

Salsinha

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver, junte a abóbora em pedaços e cozinhe-a até ficar bem macia, formando um caldo. Coe e esmague os pedaços de abóbora com um garfo e torne a juntá-los ao caldo.

Leve ao fogo outra vez com a farinha de trigo diluída em um pouco de água fria para engrossar.

Tempere a gosto com sal e pimenta, alho e cebola Quando a sopa estiver pronta despeje a salsinha por cima.

Misture e sirva.

Banana no microondas

Tempo de preparo: 03min

Rendimento: 1 porção

Ingredientes:

2 bananas nanicas

Canela em pó

Modo de preparo:

Em um refratário disponha as bananas com casca.

Leve ao microondas em potência alta por 1 minuto e 15 segundos (há variação de fornos), o importante é que elas cozinhem mas, não muito.

Feito isso, retire as cascas ainda quente

Polvilhe a canela a gosto.

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