[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos terá workshop para professores

Por: ANALY JOYCE PRATA VIEIRA

06/06/2012

O workshop “Brincando e Cantando”, ministrado pela pedagoga e especialista em distúrbios de aprendizagem e gestão social, Marinalva Santos de Almeida, será realizado nos dias 19 e 20 de outubro deste ano, em São Carlos (SP), e é destinado para professores e estudantes da área de educação.

Este curso tem o intuito de resgatar as brincadeiras, músicas, histórias e jogos infantis, inserindo este conteúdo lúdico no processo de aprendizado de crianças. O material oferecido para os participantes do workshop é um CD de músicas e cantigas infantis e uma apostila com dados, textos e métodos lúdicos de ensino. A taxa para inscrição do curso é de R$ 30,00.

“As crianças aprendem muito mais cantando, brincando, ouvindo e construindo histórias, pois isso não dificulta tanto o processo de aprendizagem o importante é aprender com gosto e de uma forma diferente”, afirma Marinalva.

A pedagoga afirma que os profissionais da área da educação e, até mesmo, os pais das crianças estão muito mais preocupados com o conteúdo do que com a forma de que ele é passado para as crianças. Ela também faz uma comparação entre o magistério e a graduação em pedagogia, afirmando que a faculdade, atualmente, deixa muito a desejar na parte lúdica de ensino, diferente do magistério que utilizava muito o lúdico em suas metodologias.

A pedagoga está na área de educação há 33 anos e ministra este curso há 15 anos e todas as edições eram feitas em Guarulhos (SP), mas ela escolheu São Carlos para expandir este curso e também para morar e está trabalhando em uma escola de educação infantil da cidade, onde já está implantando o método lúdico no dia a dia dos alunos. “Pretendo alcançar toda essa região com meu workshop” relata.

A professora de educação infantil Juliana Rodrigues P. de Freitas, formada pelo magistério, afirma que a pedagogia atual excluiu totalmente o lúdico da “forma de ensinar” e que isso faz muita falta para as crianças. “É possível fazer mágica com uma caixa velha, tornando-a um baú de surpresas, isso faz diferença, pois as crianças trabalham a imaginação”, afirma a professora.

Juliana afirma ter diferença entre um profissional que sai da faculdade e o que tem o magistério e que antigamente, a criatividade e o lúdico eram muito cobrados no decorrer do curso e hoje com todas as mudanças pouco se trabalha brincadeiras, músicas e cantigas em sala de aula.

A divulgação do curso será feita via internet, nos principais sites de relacionamento e por panfletos distribuídos em escolas e universidades não só de São Carlos, mas de toda a região.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/