[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Câmara de Monte Alto aprova projeto sobre doação de unidade ao CREA

Por: BRUNA FERNANDES GALO

24/05/2012

A Câmara Municipal de Monte Alto(SP) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a doação de uma área institucional, em favor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). O projeto foi votado em regime de urgência.

O presidente da Associação do CREA e engenheiro civil, Luiz Antônio Guimarães, não mede esforços para que a obra seja concretizada em Monte Alto. “A unidade será uma sub- sede do CREA, única no interior do Estado de São Paulo. A situação central de nosso município foi o maior argumento que usei para conseguir esta obra", afirma.

No Estado de São Paulo, apenas duas cidades terão o Centro Profissional do CREA, sendo uma no litoral e outra em Monte Alto.

Guimarães esclarece o intuito da construção da unidade engenheira e agronômica.“Estas duas modalidades são conhecidas como engenharia e, somente em Monte Alto, somos mais de 200 engenheiros, filiados ao CREA-SP. O setor é muito ligado à tecnologia e, nos dias atuais, a evolução é muito grande e rápida, sendo que atualmente esta evolução está restrita as escolas, longe dos profissionais que trabalham”, completa.

Ele acrescenta ainda que nos finais de semanas haverá uma afluência muito grande de funcionários do CREA ou profissionais de engenharia. "Fato este que irá beneficiar muito o nosso comércio e a atualização técnica dos profissionais é muito importante na prestação de serviços”, destaca.

Segundo Guimarães, os profissionais de todo o Estado, exceto das cidades do litoral, que usarão outra unidade, terão o local construído como referência para reciclagem profissional. Os cursos ministrados na unidade serão gravados e levados para outras cidades.

O engenheiro acredita que a separação que houve entre arquitetos e engenheiros não trouxeram benefícios ao CREA. Ele ainda ressalta que interesses políticos de poucos arquitetos levaram à separação."A Associação do município continua a mesma, abrigando engenheiros e arquitetos", diz.

A doação quando é feita pelo município é regida por lei específica, dando prazo para o início das obras. "A obra será muito grande, somente a área ocupada pelas poltronas será de 1.000m², ainda é preciso acrescentar a isto o palco, corredores, banheiros e salas de apoio. No momento, não há como avaliar o tamanho do auditório",observa.

O CREA em Monte Alto tem apenas uma funcionária permanente e está estabelecido junto à Associação de Engenheiros e Arquitetos na vila Municipal.

A construção será totalmente do CREA-SP, que é um órgão federal de grande arrecadação, e irá abranger dois setores distintos: um para utilização interna do CREA (auditório com 2.000 lugares) e outro setor para atualização técnica dos engenheiros.

O engenheiro agrônomo,Rodrigo Vasconcelos, diz que a nova sede terá um local apropriado para realização de encontros de profissionais da região. "Isto por si só já traz uma vantagem que é promover a troca de experiência entre os profissionais. Também será de grande interesse a realização de cursos, palestras e simpósios que, com certeza, contribuirão para aprimoramento dos engenheiros e agrônomos que, inclusive, poderão prestar um serviço de melhor qualidade à população de Monte Alto", opina.

Vasconcelos acrescenta que um profissional capacitado e atualizado gera uma prestação de serviço de melhor qualidade. "A unidade do CREA a ser instalada, no nosso município, além de estimular o comércio (restaurantes, serviços e hotéis) da cidade, irá trazer benefícios aos engenheiros e agrônomos”, salienta.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/