Ageuniara

Área de Comunicação Social cresce em São Carlos

Por: RAÍSSA DE AZEVEDO VITULLI

27/04/2012

O curso de Imagem e Som, da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar), que antes era desconhecido, hoje é um dos mais concorridos da Universidade, tornando-se uma das áreas mais cobiçadas pela sua dinâmica, criatividade e técnica.

O ex-aluno Christiano Kobal Oliveira Dias de Andrade, 32, explica que Imagem e Som é o curso dos sonhos para quem gosta de produções audiovisuais e, principalmente, cinema (onde o curso é mais voltado) além de equipamentos disponibilizados de última geração para os exercícios. Andrade já trabalhou como cinegrafista e editor da TV UNIARA, todas ligadas ao audiovisual.

Entre as características importantes para se trabalhar no meio audiovisual destacam-se a dedicação e paciência. “Na minha época, em 2002, foi o ano em que a graduação foi reconhecida pela MEC e tive o privilégio de fazer parte da melhor turma que poderia ter estudado.Foi uma classe muito unida e extremamente marcante, nunca me esquecerei. Tanto é que tatuei no meu corpo I&S 2002", relata.

"A área mais cobiçada pelos estudantes de audiovisual é a parte de direção, pelo domínio e autonomia sobre produções seja ela na parte de televisão e filmes. Outras áreas mais apreciadas são as áreas de roteiro na qual demanda muito trabalho e responsabilidade", explica a estudante Ana Laura, que cursa o segundo ano de Imagem e Som.

“Eu acredito que pode vir a ser o curso do futuro, pois é um curso que abre margem para lidar com as novas tecnologias e mídias e os profissionais, então, serão mais requisitados. Portanto, é preciso que as faculdades invistam em suas estruturas, para que o curso possa se desenvolver da melhor maneira, com recursos, equipamentos em boas condições e professores capacitados, para então preparar da melhor maneira os profissionais”, opina Ana Laura.

Inicialmente o curso fazia parte da área de artes mas, em 2002, alterou-se para área de Comunicação Social adaptando-o a um novo currículo e isto fez com que algumas mudanças ocorressem no curso. "Os dois últimos anos do curso, por exemplo, deixaram de ser gerais e, agora, a turma é obrigada a escolher duas das oito frentes que a graduação oferece como: direção, fotografia, hipermídia, produção, roteiro, edição, pesquisa", explica Andrade.

Outra estudante, também do segundo ano, Karol Oliveira diz o que a levou a escolher o curso foi por gostar muito de produções audiovisuais como filmes, séries, videoclipes, documentários de TV. “Gosto muito de saber os detalhes de produção como, por exemplo, de como surgiu a ideia para fazer um determinado filme, como uma determinada cena foi gravada, como os efeitos especiais são feitos, o que diretor diz e busca nas interpretações”,observa.

O sentimento por cinema é uma das maiores razões para quem deseja se graduar no curso de Imagem e Som. “É um sentimento bacana, acho que o melhor é poder fazer com o que você imagina vire realidade na tela, seja um momento mágico, ou seja, um momento dramático. E deve ser melhor ainda ver o público imerso nessa sua história, captando-a, poder ver as reações das pessoas em relação a ela”, complementa Karol.

Importância do curso na região

De acordo com a coordenadora do curso de Imagem e Som da UFSCar Eliane Coster, apesar de São Carlos(SP) ser uma cidade com ênfase ao cursos da área de exatas por conta do pólo industrial e tecnológico que existe, já há muito tempo, o curso de Comunicação não passa despercebido na cidade, sendo um dos cursos mais concorridos atualmente. “Graças ao surgimento da internet e informação em alta velocidade, a comunicação ganhou um papel de destaque na sociedade e, em função disso,o curso tem crescido na mesmo proporção”, complementa Eliane.

O salário médio inicial para assistente de direção é aproximadamente R$ 850,00 já para diretor de produção é de R$ 1.700.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/