202101262159

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Lâmpadas de LED produzem luz mais barata e ecologicamente correta

Por: MAYNA DELLE DONE NÉO

10/11/2010

Tecnologia, vista como o futuro da iluminação no mundo, já é realidade em centro de pesquisa de São Carlos.

Iluminação de qualidade, com economia e design atrativo, através da utilização de cores para criar efeitos chamativos de luz que tornem os ambientes abertos e fechados locais mais agradáveis. O que era privilégio de poucos e acarretava auamento na conta de luz está mudando, devido às descobertas da ciência.

Uma das mais promissoras tecnologias de iluminação já utilizadas é a que utiliza um componente eletrônico semicondutor para substituir as lâmpadas comuns. A tecnologia, batizada de LED (diodo emissor de luz, em Inglês), permite que a iluminação de diversos ambientes seja feita com o uso de lâmpadas frias. Isso acarreta um menor consumo de energia e conseqüente economia nas contas de eletricidade.

Além disso, a tecnologia do LED é capaz de alinhar desempenho e design artístico para a iluminação, tanto em ambientes internos quanto externos, pois as lâmpadas não precisam ter um formato específico para seu funcionamento.

”Isso ocorre porque, ao contrário das lâmpadas comuns, o LED não aquece. Logo, seus componentes não precisam dissipar calor para não se estragarem ou derreterem. Dessa forma, há maior liberdade no manuseio e na criação das lâmpadas”, explica Daniel Argoud, pesquisador da UFSCar.

“A lâmpada que não emite calor tem maior vida útil e melhor desempenho do que as existentes no mercado. Além disso, sua concepção é pensada para que o produto final seja superior, em todos os aspectos, às lâmpadas comuns”, diz Argoud.

Na produção de uma lâmpada de LED são utilizados conceitos de Engenharia de Produção, Arquitetura e Física, para que os produtos sejam mais atraentes, versáteis e causem menor impacto ambiental. Resultado desse esforço é que, com a utilização do LED, o consumo de luz das residências cai cerca de 50%, de acordo com o pesquisador da USP, Luciano Bagnato.

“É o futuro da iluminação nos próximos anos. É uma lâmpada mais inteligente e possui apelo ecológico. Atualmente ainda é mais cara, pois não há muita opção no mercado. Mas com a popularização dessa tecnologia, que já é viável, nos próximos anos todas as lâmpadas comuns serão substituídas por lâmpadas de LED”, explica Bagnato.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI