Ageuniara

Araraquara recebe o INTERUNESP pela terceira vez

Por: LAÍS FRANÇOSO

08/09/2010

Um dos maiores eventos universitários do estado de São Paulo fará parte da rotina de Araraquara nos próximos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro. Pela terceira vez, os organizadores do INTERUNESP decidiram ser esta a sede do encontro. Como em 2002 e 2006, será utilizado o espaço CEAR – Centro de Eventos de Araraquara e Região –, local onde, anualmente, é realizada a FACIRA e, no momento, passa por reformas.

O projeto de revitalização da área do Cear é visto como uma das principais obras para o fomento do turismo em Araraquara. Na visão de Eneida Miranda de Toledo, nova coordenadora de Turismo da Prefeitura de Araraquara, os feitos serão importantes porque a vinda de turistas para a região estimula o desenvolvimento da infraestrutura local.

Apesar da reforma, Carlos Eduardo Delbon, membro da mesma coordenadoria, afirma que as obras não prejudicarão a realização do INTERUNESP, diferente do que aconteceu com a FACIRA. A explicação dada por Delbon é que somente um dos quatro pavilhões existentes vem sendo modificado. “O espaço empreendedor já passa por melhorias, enquanto o central, o de alimentação e o cultural estão sendo mantidos, ou seja, o INTERUNESP poderá ocorrer sem maiores frustrações”, detalha.

No que diz respeito aos alojamentos, Arari Aparecida Ferreira Marchese, da secretaria municipal de Educação, esclareceu que, até o momento, não foram determinadas as escolas municipais que cederão o espaço para abrigar os estudantes de fora da cidade. “Já foi enviada uma solicitação às diretoras municipais e o pedido foi encaminhado ao conselho da escola. Este aceitará ou não a vinda dos jovens para o local. Para isso, são feitos levantamentos e reflexões porque nos anos em que o evento esteve na cidade, houve muita depredação do patrimônio público”, conta.

Como o INTERUNESP acontecerá em período de feriado prolongado, há uma estimativa de que 12 mil estudantes unespianos venham até Araraquara. Com exceção desses, muitos dos que já residem em Araraquara, sejam eles matriculados ou não na universidade, irão se sentir literalmente “em casa”.

Nem só de jogos vivem os participantes da Interunesp. Festas e shows fazem parte da programação, como meios de promover a integração de todos.

Como surgiu o INTERUNESP?

Desde a década de 70 já havia a proposta de criação de uma competição esportiva e que, inicialmente, levaria o nome de “Jogos UNESP”. Porém, em 1998, a reitoria da universidade os interrompeu, passando, a partir de 2000, a ser organizada por membros das Atléticas de todos os campi. O novo nome sugerido, então, foi "Liga InterUNESP", sendo pioneira a cidade de Botucatu. Os jogos já ocorreram nas seguintes cidades:

2001: Botucatu

2002: Araraquara

2003: Guaratinguetá

2004: Jaboticabal

2005: Ilha Solteira

2006: Araraquara

2007: Franca

2008: Rio Claro

2009: Assis

Aniversário

Neste ano de 2010, o INTERUNESP completa 10 anos de existência. Para celebrar a data, foi criado um portal na web (www.interunesp.com.br), bem como um twitter (http://twitter.com/_INTERUNESP_). O objetivo desses meios de comunicação virtual é esclarecer dúvidas e curiosidades dos jovens que pretendem freqüentar o evento que acontecerá de 9 a 12 de outubro. Datas e horários de jogos e shows podem ser consultados, embora a programação completa possa sofrer mudanças ou ainda não esteja totalmente definida.

Além disso, pode-se encontrar no site um pouco sobre a história de Araraquara, uma maneira de o estudante que não está habituado com a cidade se interar e conhecê-la mais a fundo. Para facilitar o deslocamento dos turistas o site informa rotas rodoviárias e pontos turísticos importantes de Araraquara.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/