202101270032

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Recenseadores do IBGE visitam residências em São Carlos

Por: KARINE DE ALMEIDA TEIXEIRA

17/08/2010

Nos próximos três meses recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visitarão as residências de São Carlos(SP) para a realização do censo demográfico, que teve início no dia 8/8.

O censo é a única pesquisa a levantar informações sobre todos os municípios do país.É realizado a cada dez anos e, neste ano, tem o objetivo de contar em quantos somos e como vivemos.

Todos os bairros serão visitados pelos agentes. Os bairros serão divididos em setores, sendo uma reunião de 300 domicílios.No município serão 204 recenseadores entre agentes recenseadores e agentes censitários municipais (ACM) que ficam dentro dos quatros postos de pronto atendimento de São Carlos.

A coordenadora de área do IBGE, em São Carlos, Camila Hentschel, explica que serão entregues as residências dois questionários, sendo o básico e a amostra. O questionário básico será destinado a 80% da população, contendo perguntas do gênero: sobre o imóvel, número de moradores, grau de escolaridade, sexo, se há algum morador que reside fora do país, salário e emprego.

"O questionário amostra é um pouco mais abrangente e irá conter perguntas como: revestimento das paredes, quantos cômodos tem na casa, grau de escolaridade, relação com parentesco, bens como moto, carro, internet, computador, casamento entre pessoas do mesmo sexo, mortalidade na família", explica Camila.

Segundo ela, o computador é que define o questionário que será destinado às residências.“O computador é programado de forma aleatória, por isso qualquer domicílio pode receber o questionário básico ou amostra”, diz.

De acordo com a coordenadora todas as perguntas serão dadas com data de referências do censo.

“Todos os agentes usam colete, boné, crachá e um computador de mão.Tudo com o logotipo do IBGE”, afirma a coordenadora que alerta as pessoas ao atenderem um agente. “O agente que não estiver devidamente uniformizado, não deve ser recebido”, completa.

De acordo com ela, quem não estiver em casa, receberá um folheto informando a visita do agente e os recenseadores também poderão fazer visitas noturnas, durante feriados ou finais de semana.

Uma novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela Internet, que segundo a assessoria de imprensa do IBGE, só poderá ser possível acessá-lo após receber a visita do recenseador.

Segundo Camila a expectativa é terminar as visitas na primeira quinzena de outubro.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI