[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Museu em São Carlos terá mais de 80 aeronaves expostas

Por: ERICA PAULA NASCIMENTO

31/03/2010

"Museu Asas de um Sonho" é o maior museu de aeronaves da America Latina e passa por reformas para ampliação. Atualmente o museu dispõe de 35 aeronaves no acervo. Após a ampliação, passará a exibir 80 aeronaves e será mais um atrativo turístico de São Carlos. A reinauguração está programada para 12 de junho.

O museu "Asas de um Sonho" foi inaugurado no dia 11 de novembro de 2006 no distrito de Água Vermelha, em São Carlos, anexo ao Aeroporto da cidade, onde se localiza o Centro Tecnológico da empresa TAM. A instituição cultural foi implantada pela empresa aérea em homenagem ao comandante Rolim Amaro, seu fundador. É considerado o maior museu particular de aviões da América Latina.

Inicialmente, o espaço foi aberto com 32 aeronaves, chegando a 35 aeronaves históricas. Atualmente o museu encontra-se fechado para reforma e será reinaugurado com mais de oitenta aeronaves para exibição.

A reforma começou em julho de 2008 para ampliar a área de exibição do acervo. Entre muitas novidades, serão incluídos o hidroavião Jahu, o caça Mirage III, o avião brasileiro Regente (que fará parte de uma galeria dos aviões brasileiros). Está prevista na ampliação também uma galeria de aviões raros dentre outras.

No primeiro ano de funcionamento o museu recebeu mais de cento e vinte mil visitantes. Com a reforma é esperado o dobro desse número, segundo a turismóloga Mariana Faria, funcionária da instituição.

Mariana diz que os visitantes normalmente são pessoas que já tem algum contato com aviões e na maioria das vezes vem de outras regiões. Afirma que um dos objetivos do museu é mostrar ao visitante o esforço que o homem desenvolveu para se deslocar em altas velocidades e com segurança.

Com a reforma o objetivo é tornar o museu um referencial da indústria aeronáutica. Para isso foram contratados mais vinte funcionários, atualmente passando por treinamento. São turismólogos, historiadores, pedagogos, professores e secretários.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/