[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Aulas de Kung Fu gratuitas auxiliam a formação de jovens

Por: CÁSSIO LEONARDO CARRARA

16/03/2010

Esporte de origem chinesa, o Kung Fu (“tempo e habilidade”, “trabalho duro”) é uma arte marcial que, além da habilidade em combate, trabalha o desenvolvimento pessoal,através da disciplina, persistência e respeito aos limites. São princípios colocados em prática pelo professor Ademir Gonçalves, que há 20 anos, oferece aulas gratuitas de Kung Fu, em Matão (SP), através do Instituto Fu Hok Chuan.

Nascido em Matão,Gonçalves teve o primeiro contato com o esporte, em janeiro de 1981, em Santo André (SP). “Conheci a modalidade e me apaixonei por ela. Em 1988, voltei para Matão e comecei as aulas”, afirma. Atualmente, 25 alunos participam das aulas, que acontecem aos domingos no Clube "Henrique Dias" e, aos sábados e terças-feiras, no Clube da Vila Pereira (para jovens de até 18 anos).

O estilo ensinado é o Fei Hok Phai, criado no Brasil pelo mestre chinês Chiu Ping Lok. “Cada mestre cria um estilo próprio”, conclui.

A paixão pelo esporte motiva os alunos a manterem uma filosofia de vida diferenciada, com saúde e longe das drogas. Há quatro anos no Instituto, o aluno Douglas Nogueira afirma: “Kung Fu é o equilíbrio entre a mente e o corpo. Aplico seus princípios para manter a saúde, nas atividades físicas e como filosofia de vida para agir no dia-a-dia. As aulas são importantes porque o Ademir sempre prega a humildade e o respeito ao próximo”.

Estima-se que, nesses 20 anos, cerca de 500 alunos já tenham passado pelas aulas, participando inclusive de competições estaduais. Destes, destacam-se Osmar Antônio de Arruda, aluno desde o início do Instituto e que agora, por ter conquistado a faixa preta, auxilia o professor Ademir durante as aulas.

Segundo Arruda, os princípios do Kung Fu foram fundamentais para sua vida: “Ajuda na concentração e na saúde. Parei de beber e fumar”.

A principal dificuldade para a manutenção das aulas é a falta de patrocínios e parceiros, fazendo com que o professor Ademir Gonçalves mantenha com recursos próprios o Clube "Henrique Dias", local utilizado para os treinamentos.

Existe um projeto de criação da ONG “Centro de Atividades Esportivas Henrique Dias”, com aulas de capoeira, dança, curso de bordado, entre outras atividades.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/