[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Novo selo destaca Motuca em nível nacional

Por: GABRIELA MARQUES LUIZ

25/11/2009

Motuca (SP)lançou o novo selo: “Motuca, cidade da Agroecologia”, e mostra a pretensão de se tornar referência nas práticas de desenvolvimento sustentável em todo o país.

O novo selo é pautado na agricultura familiar, através da Fazenda Monte Alegre, que engloba os assentamentos I, II, parte do III, IV e V, e é a aposta do governo municipal para dar um novo rumo à cidade.

O novo selo de Motuca é valorizado e sustentado pelo projeto Desenvolvimento Rural Sustentável, implantado no município pelo Instituto Inova. O projeto engloba a instalação da Usina de Biodiesel gerida pela agricultura familiar com alta tecnologia; o cultivo de matéria-prima para a produção do biodiesel; conscientização e organização dos agricultores familiares para a produção e comercialização e produção de produtos para a alimentação escolar.

A Usina de Biodiesel de Motuca será a primeira do mundo a ser gerida pelos agricultores familiares. “As outras usinas buscam um selo social para comprar as mercadorias dos produtores. Em Motuca, a Usina será dos produtores”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Jair dos Santos.

“A criação da Usina é um momento histórico para Motuca e um marco no país”, acredita o prefeito, João Ricardo Fascineli(PT). Com um orçamento de R$ 2 milhões, a Usina terá capacidade de produzir seis milhões de litros de combustível por ano. A matéria-prima será fornecida por cerca de 2 mil produtores da região, através de uma cooperativa. A previsão é que comece a funcionar no primeiro semestre de 2010.

Diversas culturas poderão ser utilizadas para a produção do combustível. A soja e o crambe - este último no período da seca – serão os primeiros a serem cultivados. “Não queremos excluir as outras culturas produzidas, mas sim complementá-las”, afirma um dos mentores da Usina, engenheiro Sérgio Dutra. Para ele, através da Usina, “Motuca está aparecendo cada vez mais no mapa”.

Um dos diferenciais da Usina, além de ser gerida pelos agricultores familiares, será a utilização do sistema Turn Key, da empresa Biopetro, que produz biodiesel em 32 minutos, diferente do sistema convencional, que precisa de oito horas para produzir a mesma quantidade do combustível. Além de a produção ser rápida, o custo é baixo.

Outro objetivo do projeto é orientar os agricultores de como eles devem se organizar para produzir e comercializar alimentos para a alimentação escolar. Com a nova Lei Federal de Alimentação Escolar, nº 11.947, de junho de 2009, no mínimo 30% dos alimentos da alimentação escolar têm que ser comprados da agricultura familiar, através de verba repassada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Nós já compramos, antes mesmo da lei, parte da merenda escolar dos agricultores da Fazenda Monte Alegre”, afirma Fascineli. Segundo o secretário Santos, “o objetivo é comprar 100% dos alimentos da agricultura familiar”.

A partir do novo selo de Motuca, foi criada a Semana da Agroecologia e o Programa Inova Recicla. Aprovado em lei, a Semana da Agroecologia promoveu palestras, plantio de árvores pelos estudantes e atividades com garrafa pet com as crianças da Educação Infantil.

O Programa Inova Recicla oferece trabalhos de conscientização, conservação e preservação do meio ambiente. O programa trabalhará educação ambiental nas escolas, como artes plásticas e recicladas e Contação de Histórias. Um dos eixos do programa é a reciclagem de 100% do óleo de fritura do município para transformá-lo em biodiesel. A população receberá um pote específico para colocar o óleo de cozinha. Haverá postos de coleta na cidade e, em troca do óleo, os cidadãos ganharão uma moeda, denominada Biodin.

A Semana da Agroecologia e o Programa Inova Recicla têm como objetivo principal a aceitação rápida pela população do novo selo “Motuca, cidade da Agroecologia”. Através do projeto Desenvolvimento Rural Sustentável, Motuca pretende sair da sombra da extinta usina Santa Luiza, que por mais de cinco décadas dominou a cidade e dar um novo rumo e esperança aos cidadãos motuquenses.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/