[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
O Prêmio Zumbi dos Palmares visa homenagear, anualmente, pessoa ou entidade que se destacou por sua atuação em defesa dos direitos dos negros (as) e afrodescendentes, além do combate ao racismo.
Em sua quinta edição, o V Prêmio Zumbi dos Palmares homenageia o jornalista Francisco Luiz Salvador (Kiko Luiz), pela sua atuação junto ao Centro de Referência Afro da cidade. O órgão atua na divulgação e manutenção da cultura negra, promove palestras e assiste a população como um todo.
Kiko Luiz se tornou jornalista há mais de 30 anos, quando ingressou no Jornal O Imparcial. Após esse período trabalhou como radialista em emissoras de Araraquara e Presidente Prudente.
Há 20 anos, Luiz trabalha com assessor de imprensa com passagens pela Câmara Municipal de São Paulo e, atualmente, trabalha na assessoria da Câmara Municipal de Araraquara.
Para o jornalista, receber o prêmio é um reconhecimento a todos os envolvidos na defesa da população negra. “O Prêmio Zumbi dos Palmares é um reconhecimento pelo trabalho que várias pessoas fizeram, e não apenas eu. Isso só nos estimula a cada vez mais lutar pela igualdade, combater o racismo, as diferenças sociais que existem em nossa sociedade, isso não nos deixa parar”, comenta Kiko.
Para Alessandra de Cássia Laurindo, assessora especial de Promoção da Igualdade Racial e coordenadora do Centro de Referência Afro, a atuação em defesa dos negros ganha cada vez mais força em Araraquara. "Atitudes como a que o Kiko realiza com os negros da cidade vem ganhando o apoio da população, porque são propostas sérias, que visam integrar a sociedade sem distinção de raça, credo ou religião”.
”Eu espero que as ações que fazemos hoje na cidade possam continuar e com o passar do tempo melhorar cada vez mais. A entrega deste prêmio não é para o Kiko Luiz, mas para um conjunto de pessoas que tomaram a iniciativa de melhorar a vida dos negros. Esse é um trabalho dificil e complicado, mas com o tempo já podemos ver resultados, como um melhor entendimento da anemia falciforme que é caracteristica da raça negra”, afirma Kiko.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI